22.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Decreto do Estado altera regras para execução de emendas parlamentares

Publicado em 11/07/2025

O Governo do Acre publicou nesta sexta-feira (11) o Decreto nº 11.719, que altera as regras para a execução de emendas parlamentares individuais impositivas, especificamente na modalidade de transferência especial. As mudanças visam tornar mais rigorosos os critérios para o envio, análise e comprovação da aplicação dos recursos públicos.

A principal alteração está no artigo 12, que passa a exigir que os beneficiários enviem planos de trabalho detalhados à Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN). Esses documentos devem incluir a descrição do objeto da emenda, metas, detalhamento dos recursos , com distinção entre valores oriundos da emenda e de outras fontes , e a classificação orçamentária das despesas, divididas entre correntes e de capital.

Também será obrigatório apresentar um cronograma de execução, que será analisado tecnicamente pela SEPLAN. Somente após a aprovação desse plano é que os recursos poderão ser repassados, impedindo transferências sem validação prévia.

O artigo 13 do novo decreto ainda determina que os beneficiários deverão apresentar relatórios periódicos de execução dos planos, reforçando a transparência e o controle sobre o uso das verbas.

Com essas mudanças, o governo busca assegurar maior responsabilidade fiscal e eficiência na aplicação das emendas, alinhando os repasses a ações estratégicas em todo o estado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeito de Rio Branco Tião Bocalon: As ações não param!

Raimundo Souza

Rio Branco se enche de cores e alegria para 17º Circuito Junino: Tradição, Cultura e Empreendedorismo para nossa gente

Raimundo Souza

Prefeitura suspende pagamentos extras a servidores como forma de conter gastos

Kevin Souza

Governo reforça segurança com videomonitoramento na Expoacre Juruá

Jamile Romano

Deracre envia mais 200 toneladas de massa asfáltica para manutenção de ruas em Epitaciolândia

Raimundo Souza

Polícia Militar inicia programação do mês da mulher com ação preventiva

Raimundo Souza