22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Correios: Após prejuízos bilionários, presidente entrega carta de demissão

Publicado em 05/07/2025

Pressionado por uma grave crise financeira, o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Fabiano Silva dos Santos, entregou ao Palácio do Planalto uma carta com sua renúncia ao cargo.

Segundo relatos feitos à CNN, ele deve encontrar-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima semana e acertar sua saída da estatal.

Os Correios tiveram prejuízo de R$ 2,6 bilhões em 2024 — quatro vezes o valor registrado no ano anterior. A situação continua se agravando em 2025 e o primeiro trimestre com resultado negativo de R$ 1,6 bilhão.

A empresa tem enfrentado queda de receitas, mas suas despesas também sobem e críticos da atual gestão afirmam que ela é lenta em fazer ajustes.

Recentemente foi anunciado um plano para vender imóveis e abrir um programa de demissões voluntárias, bem como o lançamento de um marketplace com a Infracommerce, mas a avaliação no Planalto é de que as medidas chegaram tarde demais.

Advogado com experiência na área de previdência complementar e articulador do grupo Prerrogativas, Fabiano Silva ocupa a presidência dos Correios desde o início de 2023.

União Brasil, que comanda o Ministério das Comunicações, já detém cargos de diretoria na estatal e tem reivindicado a presidência. A ECT é vinculada à pasta.

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Número de projetos submetidos à Lei Rouanet bate recorde em 2024

Jamile Romano

Barroso diz que cena de cavalo no telhado foi “emblemática”

Raimundo Souza

Em voto, Fux diz que ação deveria ter tramitado na primeira instância

Redacao

Barroso nega pedido da PF e deixa Kassio, em vez de Dino, como relator de apuração que cita Elmar

Jamile Romano

Procuram-se governistas no União Brasil, o partido mais infiel da base de apoio a Lula

Raimundo Souza

Lula dá bronca em sindicalistas da Educação: “Não há razão” para greve

Jamile Romano