23.5 C
Rio Branco
domingo, 12 de abril de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Controladoria-Geral do Estado realiza capacitação sobre as leis LGPD e LAI para ouvidorias-setoriais

Publicado em 25/08/2024

Com o objetivo de fortalecer a proteção de dados pessoais e garantir o direito à informação, a Controladoria-Geral do Estado do Acre (CGE) realizou na última sexta-feira, 23, uma capacitação direcionada às ouvidorias setoriais dos órgãos estaduais. O evento, que aconteceu no auditório da Biblioteca Pública, contou com a palestra do advogado e especialista em direito digital, Leonardo Bandeira, que abordou as principais diretrizes da Lei-Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Leonardo Bandeira, advogado e especialista em direito digital, abordou as diretrizes da suas leis. Foto: Cedida

A capacitação reuniu ouvidores setoriais de diversos órgãos do Estado do Acre e servidores da CGE, que tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as novas legislações e suas implicações para a gestão pública. O especialista Leonardo Bandeira, apresentou os principais conceitos, princípios e práticas relacionadas à LGPD e à LAI, além de esclarecer dúvidas dos participantes sobre a aplicação das leis no dia a dia das ouvidorias.

A controladora-geral, Mayara Bandeira, afirma que diante das constantes mudanças no cenário digital e das novas tecnologias, é fundamental que os servidores estejam atualizados sobre as melhores práticas para garantir a conformidade com essas legislações. “A LGPD e a LAI são leis recentes e complexas, que exigem um constante aprimoramento dos conhecimentos dos servidores públicos. A pedido do governador Gladson Cameli, estamos buscando melhorar o atendimento ao cidadão e essa capacitação é um passo efetivo para garantir a segurança dos dados pessoais e a transparência nas ações do governo” disse.

Um total de 40 servidores participaram da capacitação. Foto: Cedida

Para a ouvidora-geral, Márcia Cristina Portela, “essa iniciativa faz parte da nossa proposta de capacitação e do fortalecimento das ouvidorias setoriais. Acreditamos que o conhecimento muda realidades e que, a medida que capacitamos nossos ouvidores, estamos agindo respeitando o direito de todos os cidadãos, no que se refere ao acesso a um serviço prestado com qualidade. Para isso, é fundamental nos aprofundarmos no conhecimento das normas que utilizamos diariamente, como a LAI e LGPD.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Semana começa com calor intenso e possibilidade de chuvas isoladas no Acre

Kevin Souza

Ex-governador Tião Viana alerta sobre doença transmitida por Caramujos

Marcio Nunes

MPAC lança “Campanha do Agasalho” para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade

Jamile Romano

Petecão incentiva a cafeicultura e garante mais R$ 478 mil para investimentos na produção

Marcio Nunes

Via Verde Shopping cria espaço sensorial para crianças autistas

Jamile Romano

Deputada Socorro Neri participa de missão oficial na Universidade de Stanford para fortalecer políticas educacionais no Brasil

Marcio Nunes