28.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Controladoria-Geral do Estado realiza capacitação sobre as leis LGPD e LAI para ouvidorias-setoriais

Publicado em 25/08/2024

Com o objetivo de fortalecer a proteção de dados pessoais e garantir o direito à informação, a Controladoria-Geral do Estado do Acre (CGE) realizou na última sexta-feira, 23, uma capacitação direcionada às ouvidorias setoriais dos órgãos estaduais. O evento, que aconteceu no auditório da Biblioteca Pública, contou com a palestra do advogado e especialista em direito digital, Leonardo Bandeira, que abordou as principais diretrizes da Lei-Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Leonardo Bandeira, advogado e especialista em direito digital, abordou as diretrizes da suas leis. Foto: Cedida

A capacitação reuniu ouvidores setoriais de diversos órgãos do Estado do Acre e servidores da CGE, que tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as novas legislações e suas implicações para a gestão pública. O especialista Leonardo Bandeira, apresentou os principais conceitos, princípios e práticas relacionadas à LGPD e à LAI, além de esclarecer dúvidas dos participantes sobre a aplicação das leis no dia a dia das ouvidorias.

A controladora-geral, Mayara Bandeira, afirma que diante das constantes mudanças no cenário digital e das novas tecnologias, é fundamental que os servidores estejam atualizados sobre as melhores práticas para garantir a conformidade com essas legislações. “A LGPD e a LAI são leis recentes e complexas, que exigem um constante aprimoramento dos conhecimentos dos servidores públicos. A pedido do governador Gladson Cameli, estamos buscando melhorar o atendimento ao cidadão e essa capacitação é um passo efetivo para garantir a segurança dos dados pessoais e a transparência nas ações do governo” disse.

Um total de 40 servidores participaram da capacitação. Foto: Cedida

Para a ouvidora-geral, Márcia Cristina Portela, “essa iniciativa faz parte da nossa proposta de capacitação e do fortalecimento das ouvidorias setoriais. Acreditamos que o conhecimento muda realidades e que, a medida que capacitamos nossos ouvidores, estamos agindo respeitando o direito de todos os cidadãos, no que se refere ao acesso a um serviço prestado com qualidade. Para isso, é fundamental nos aprofundarmos no conhecimento das normas que utilizamos diariamente, como a LAI e LGPD.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Enem 2024: candidatos enfrentam segundo dia de provas neste domingo

Raimundo Souza

Governador celebra o amor ao lado de mais de 300 casais durante casamento coletivo na Expoacre: ‘Emocionado’

Raimundo Souza

Campanha “Nunca é Tarde” do TJAC contra abuso e exploração sexual infantil é divulgada em sites, TVs e rádios

Jamile Romano

“O X da Questão”: A Gestão de Sóron Steiner na Fundhacre

Raimundo Souza

Alerta de Chuvas Fortes e Temporais no Acre: Com Instabilidade e Queda de Granizo

Raimundo Souza

Governo do Acre abre agenda de comércio exterior com prospecção de negócios em Madre de Dios

Jamile Romano