33.2 C
Rio Branco
quinta-feira, 2 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Com mais de 26 mil atendimentos em junho, Defensoria Pública do Acre consolida WhatsApp como principal canal de acesso

Publicado em 01/07/2026

Foto: Assessoria

Por Alessandra Karoline

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) registrou um total de 26.301 atendimentos ao longo do mês de junho em todas as suas unidades. O balanço estatístico divulgado pela instituição revela um marco na modernização do órgão: pela primeira vez, os canais digitais superaram a modalidade presencial, concentrando 54,1% do volume total de demandas (14.219 assistências remotas) contra 45,9% (12.082) de atendimentos físicos.

Os dados refletem o impacto direto da implementação do “WhatsApp Único”, ferramenta tecnológica que centraliza o acolhimento inicial, triagem, agendamentos e a comunicação contínua com os assistidos. O sistema permite que cidadãos de municípios isolados ou com dificuldades de locomoção obtenham orientação jurídica integral sem a necessidade de deslocamento físico até os núcleos da DPE.

De acordo com a defensora pública-geral, Juliana Marques Cordeiro, a digitalização dos serviços tem sido uma das metas prioritárias da atual gestão, desenhada para encurtar as distâncias geográficas e sociais do estado.

A eficiência do modelo acreano rendeu reconhecimento nacional ao órgão. O desenvolvimento do WhatsApp Único virou referência para defensorias públicas de outros estados brasileiros que buscam desburocratizar fluxos de atendimento na área jurídica pública.

A modalidade de Atendimento Jurídico por Chat liderou de forma isolada as estatísticas, somando 10.258 registros em junho. Na sequência, as orientações jurídicas na área cível concentraram 1.978 chamados, enquanto as consultas processuais diretas (tanto cíveis quanto criminais) totalizaram 1.674 atendimentos.

O relatório mensal também detalha o perfil das principais necessidades da população do Acre no período:

Área do Direito Demandas em Destaque Volume
Família Pensão alimentícia (Ações de alimentos) 433 atendimentos
Disputas e regulamentação de guarda 277 atendimentos
Divórcio litigioso 237 atendimentos
Criminal Atendimento e assistência carcerária 673 atendimentos
Ações criminais e penais (procedimento ordinário) 469 atendimentos
Consumidor Demandas gerais do Núcleo do Consumidor 260 atendimentos

Os canais digitais da Defensoria Pública seguem operando de forma contínua em todo o estado, mantendo o fluxo de agendamentos e respostas em tempo real para a população vulnerável do Acre.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador Gladson Camelí participa da celebração dos 33 anos de emancipação de Capixaba

Marcio Nunes

Estado fortalece identidade e garante autonomia dos povos indígenas do Acre

Raimundo Souza

Governo do Estado realiza vacinação contra influenza em 21 municípios acreanos

O Rio Branco

No Dia Internacional da Mulher Indígena e da Amazônia, Semulher lança Cartilha Lei Maria da Penha traduzida nas línguas Manchineri e Huni Kuin

Raimundo Souza

Sebrae divulga programação do Mês do MEI 2024

Marcio Nunes

Segurança divulga queda nos índices de homicídios nas regionais da capital

Kevin Souza