24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com mais de 1,5 mil inscritos, Acre tem aumento de 43,26% nas inscrições para o Encceja PPL 2024

Com um total de 166.550 inscritos no Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoa Privada de Liberdade (Enceceja PPL) 2024, em todo o Brasil, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) registrou aumento de 10,52% em relação a 2023. Entre os estados que se destacaram, está o Acre, com um aumento de 43,26% entre os inscritos.

Em todo o Acre, 1.583 apenados irão participar das provas. As inscrições foram encerradas no último dia 9. Detentos de Rio Branco, Senador Guiomard, Tarauacá, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul terão a chance de obter seus certificados de conclusão escolar.

As provas serão aplicadas no dia 15 de outubro, para certificação no ensino fundamental, e 16 de outubro, para certificação no ensino médio, nas seguintes áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias.

A chefe da Divisão de Educação Prisional do Instituto Penitenciário do Acre (Iapen), Margarete Santos, relata que as equipes trabalham na preparação dos espaços para a realização das provas, tendo em vista que o número de inscritos excedeu a capacidade das salas de aula.  “A gente está na busca de conseguir estrutura para a aplicação, tendas, bebedouros, ventiladores e cadeiras. Além disso, a gente já está fazendo os preparativos de identificação do preso e identificação do espelho de inscrição para o dia da prova”, explica.

A gestora ressalta também a importância do exame, que possibilita a retomada da trajetória escolar de muitos detentos. “Não é uma situação atípica a gente ter pessoas com baixo nível de escolaridade no sistema prisional. É um número muito elevado. O Encceja traz a possibilidade de verificação de aprendizagens ao longo da vida e, a partir dessa verificação, a emissão de certificados que comprovam que os detentos têm esses conhecimentos. A partir desse primeiro passo, eles podem ser inseridos em atividades de profissionalização que requerem conhecimentos, porque a intenção é retornar ao convívio social, para se apresentar em vagas de empregos e em cursos de profissionalização”, destaca.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Veja a agenda dos candidatos a prefeito de Rio Branco nesta sexta, 04

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre desarticula quadrilha especializada em roubos de caminhonetes, Justiça condena grupo a mais de 120 anos de prisão

Jamile Romano

Opas destaca controle do número de mortes por dengue no Brasil

Marcio Nunes

Acre ocupa 2ª posição nacional no ranking dos estados com maior equilíbrio racial

Raimundo Souza

Durante 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores, Acre vai apresentar práticas sustentáveis ​​em conservação florestal

Jamile Romano

Prefeito Tião Bocalom recebe visita institucional do futuro deputado federal José Adriano

Marcio Nunes