23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Com foco na prevenção, governo do Acre reforça ações integradas para enfrentamento do período de seca

Publicado em 18/06/2025

Com objetivo de se antecipar aos impactos do período de seca e fortalecer a atuação preventiva, o governo do Acre, por meio do Gabinete de Crise, Seca e Estiagem e do Grupo Operacional de Comando e Controle (Gocc), promoveu na manhã desta quarta-feira, 18, no Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco, a 3ª Reunião Técnica de Ações Integradas de Governo para o Enfrentamento ao Período de Seca.

O evento, transmitido ao vivo pelo canal do governo do Acre no YouTube, reuniu gestores e técnicos de órgãos ambientais municipais, estaduais e federal, além de pesquisadores e especialistas, que apresentaram prognósticos meteorológicos e hidrológicos para o próximo trimestre.

A reunião técnica foi coordenada pelo Gabinete de Crise, em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC).

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou a articulação e esforços por parte do governo para minimizar os impactos ambientais. “Temos realizado reuniões sistemáticas ao longo do ano e, em 2025, o governo do Acre se antecipou aos eventos climáticos extremos, fortalecendo a governança ambiental. Hoje, atuamos com o Grupo Operacional de Comando e Controle, que trata do combate ao desmatamento e às queimadas, e com o Gabinete de Crise Hídrica, responsável por articular ações preventivas no período de estiagem”, relatou.

Na ocasião, o meteorologista do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Luiz dos Santos Neto, apresentou o Boletim Climático da Amazônia para os meses de junho, julho e agosto, fornecendo dados essenciais para intensificar as ações integradas do governo na gestão dos riscos ambientais durante o período de estiagem.

O pesquisador explica que, em relação às precipitações, para o próximo trimestre, os dados do Boletim Climático da Amazônia indicam que não há previsão de grandes alterações no volume de chuvas no Acre: “Atualmente, não há influência significativa de fenômenos climáticos como El Niño ou La Niña, o que nos permite afirmar que as chuvas devem ocorrer dentro da normalidade esperada para o período. Ou seja, não projetamos uma seca severa como a que foi registrada em anos anteriores”.

Em seguida, o diretor executivo da Defesa Civil do Estado, capitão Rogério Oliveira, apresentou as ações do governo para o enfrentamento da estiagem, como a formação de brigadistas comunitários para atuar nas unidades de conservação, a Operação Contenção Verde, ação preventiva contra desmatamento e queimadas ilegais, além dos planos de contingência e outras medidas que visam prevenir os efeitos do período de seca.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Inscrições no concurso do Detran terminam amanhã

Jamile Romano

Neste domingo (11) dia das Mães, uma frente fria atinge o Acre, deixando o tempo ameno

Raimundo Souza

Prefeitura realiza ação para debater Outubro Rosa na Cras Rui Lino

Raimundo Souza

Acreano Mário Sérgio da Cunha, ex-colaborador do Arasuper, morre aos 45 anos em acidente de caminhão no Sul do País

Raimundo Souza

Governo reforça ações do Saneacre contra seca nas regionais do estado

Marcio Nunes

Deputados da Aleac se unem à campanha Juntos Pelo Acre e doam 250 cestas básicas e mil pacotes de água mineral

Jamile Romano