25.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com autoridades federais e estaduais, acontece nesta quinta e sexta o 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal no Acre

Publicado em 10/04/2024

Nos dias 11 e 12 de abril, Rio Branco, capital do Acre, será o palco do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O evento, de extrema relevância para a discussão e promoção do desenvolvimento sustentável na região, reunirá 54 secretários de Estado e chefes de poderes para abordar questões cruciais como o combate às queimadas, desmatamentos e crimes transfronteiriços.

O auditório da nova sede do Detran será o espaço para troca de ideias e experiências entre representantes do governo federal e dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Temas como os recursos do Fundo Amazônia e o Plano de Mitigação das Mudanças Climáticas estarão em pauta.

Entre os participantes do Fórum pelo governo federal estão os ministros Marina Silva (Meio Ambiente e Mudanças do Clima), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A programação do evento é extensa e diversificada, buscando promover um intercâmbio efetivo entre os participantes. No primeiro dia, estão programadas reuniões das câmaras setoriais, visitas técnicas e plenárias sobre eventos climáticos extremos. O segundo dia reserva uma Assembleia Geral dos Governadores e reuniões com presidentes dos Tribunais de Justiça de toda a Região Norte, além de uma reunião governamental para discutir informes gerais, agenda política e assinaturas de cooperação.

Além dos debates e reuniões, o fórum também reserva momentos de cultura e lazer, como apresentações artísticas e um circuito cultural pelo Acre, sugerido pela Diretoria de Eventos Oficiais da Secretaria de Estado da Casa Civil do Acre, que inclui visitas a locais históricos e culturais da região.

O objetivo principal do evento é buscar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pela Amazônia Legal, consolidando esforços em prol do desenvolvimento econômico e social da região, sempre com o compromisso de preservação ambiental e respeito às comunidades locais. O fórum representa um importante passo na construção de políticas públicas eficazes para a maior floresta tropical do mundo.

Diversas pastas do governo estadual estão envolvidas na organização, incluindo as de Planejamento (Seplan), Segurança (Sejusp), Comunicação (Secom) e Cerimonial.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em voo inaugural de retorno da Azul ao Acre, Gladson Cameli destaca apoio da bancada federal e lembra que ninguém governa sozinho

Jamile Romano

No Dia Nacional da Imunização, Saúde do Acre reforça importância da vacinação como ferramenta de prevenção

Marcio Nunes

Sefaz vai ao TCE entregar relatório com situação fiscal e resultados orçamentários

Marcio Nunes

Acre é o estado que mais investe, proporcionalmente, em educação

Marcio Nunes

Aleac encerra o ano legislativo com aprovação de projetos , incluindo homenagem ao ex-governador Flaviano Melo

Jamile Romano

Roberto Duarte diz que Acre não pode mais ficar isolado e à margem do desenvolvimento

Marcio Nunes