Atualizada em 10/09/2024 10:24
Alunos da rede pública estadual vão ter atividades complementares de forma remota durante o período de suspensão das aulas no Acre por conta da densa fumaça que encobre o estado. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (9) pelo governo após confirmação de que as atividades presenciais seguem suspensas até a próxima sexta (13).
Contexto: Desde a última segunda-feira (2), o estado está encoberto por uma densa camada de fumaça causada pelas queimadas que têm ocorrido não apenas no Acre, mas também nos estados vizinhos, Amazonas e Rondônia, e nos países vizinhos, Peru e Bolívia, e se estabeleceu, segundo a plataforma IQ Air, como uma das mais poluídas do país.
No decorrer desta semana, o Gabinete de Crise avaliará o nível de poluição ambiental no estado e deve recomendar novas medidas referentes as aulas para os gestores. Os alunos da rede estadual estão sem atividades desde a última quinta (5).
Em nota, divulgada durante à tarde, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) informou que vai elaborar um plano emergencial com propostas de atividades complementares para continuar com o processo pedagógico dos estudantes enquanto as aulas estão suspensas.
O material será disponibilizado apenas para alunos das regiões do Vale do Juruá, Purus, Alto e Baixo Acre pelo site da SEE. Ao todo, a rede estadual conta com 143 mil estudantes.
“Esse material terá foco no apoio pedagógico, recomposição de aprendizagem, desenvolvimento de jogos educativos, retomada de conteúdos por meio de sequências didáticas, cadernos de atividades e retomada de teleaulas e plataformas disponíveis como medida para não deixar os alunos ociosos durante esse período de crise, até que as aulas retornem a sua normalidade de funcionamento”, diz a gestão.
O secretário Aberson Carvalho disse ainda que estuda uma medida para garantir a merenda escolar de estudantes que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Entendemos o papel da escola, a sua importância nessa relação social, mas neste momento é necessário cautela”, disse.
Ar poluído em Rio Branco
O ar de Rio Branco está em situação ‘muito insalubre’ e ‘perigosa’ há uma semana. Isto é o que aponta o monitoramento, feito em tempo real, pela plataforma IQAir, que também traça dados diários dos índices de poluição. Nesta segunda (9), o índice chegou em 237 µg/m3 (microgramas por metro cúbico) de material particulado.
Isto significa dizer que a situação atual ainda é classificada como ‘muito insalubre’, e que esta 15 vezes mais poluído que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 15 µg/m3. Quando maior o índice de qualidade do ar (IQA), mais poluído e danoso é o ar. Caso as partículas de poluição cheguem nos pulmões e na corrente sanguínea, podem causar doenças respiratórias.
A classificação da IQ Air, plataforma que monitora a qualidade do ar, varia entre “Bom”, “Moderado”, “Insalubre para grupos sensíveis”, “Insalubre”, “Muito insalubre” e “Perigoso”. Na última semana, o Acre tem vivenciado apenas as três últimas, com predominância de “muito insalubre” e “perigoso”.
O momento de menor poluição do ar nos últimos dias ocorreu entre às 10h e 11h deste domingo (8), quando os sensores apontaram para 186 µg/m3. Ainda assim, a situação é classificada como ‘insalubre’ e o ar estava 12,4 vezes acima do recomendável pela OMS.
A plataforma da empresa suíça diz ainda que, entre as capitais, Rio Branco chegou a ser a mais poluída do país, na frente inclusive de Porto Velho, que liderava o ranking. Na madrugada do mesmo dia, entre as 3h e 4h, a capital acreana chegou a alcançar 922 µg/m3. Ou seja, mais de 61 vezes acima do tolerável. Este foi o ápice da poluição atmosférica na última semana.
A situação, durante a sexta-feira (6), se manteve, chegando a 681 µg/m3, ou seja, 45 vezes mais poluído que o tolerável pela OMS.
“Doenças crônicas podem aumentar, doenças agudas, como infarto, AVC, podem surgir outras doenças como asma, bronquites e podem ter níveis elevados nessa época do ano. Recomendamos que crianças, idosos e portadores de doenças crônicas hidratam-se bem, procurem ficar, ao longo do dia, em lugares mais úmidos”, explicou o alergista e imunologista Guilherme Pulici.
Consequências
Dentre as medidas tomadas para conter as consequências da fumaça que encobre Rio Branco e os demais municípios do interior, incluem-se:
Cancelamento do tradicional desfile de 7 de Setembro;
Suspensão das aulas na rede municipal de ensino, impactando mais de 22 mil estudantes de 16 creches e 75 unidades de ensino fundamental do 1º ao 5º ano em Rio Branco. Até esta segunda, a suspensão se manteve.
Suspensão das aulas da rede estadual na última semana, perdurando até esta segunda (9);
Liberação de servidores públicos acima de 60 anos de comparecerem ao trabalho presencial;
Extensão do horário de atendimento da Unidade de Saúde da Família (USF) do São Francisco e a Urap Cláudia Vitorino
Ativação de unidade de saúde especializada para atender casos de síndromes gripais;
Abertura de 10 novas vagas de leito no Hospital da Criança na capital;
Suspensão do uso do fogo, por meio da Portaria Nº 123/2024 do Instituto de Meio Ambiente do Ace (Imac);
Funcionamento do Gabinete de Crise por meio de decreto.
[G1]