24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com articulação do MPAC, PL que incentiva a contratação de pessoas autistas é aprovado no Legislativo

Nesta terça-feira, 27, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou o Projeto de Lei nº 36 de 2024, que estabelece a criação de um selo de reconhecimento para empresas que promovem práticas de inclusão laboral para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A medida visa incentivar a inserção desses indivíduos no mercado de trabalho e valorizar as empresas comprometidas com a inclusão.

O Projeto de Lei, de autoria do deputado Pedro Longo, foi elaborado após articulações com o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Trabalho na Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA). O grupo identificou a existência de iniciativas semelhantes em outras unidades da federação e, com base nessas experiências, reuniu-se com o deputado para discutir a implementação de uma proposta similar no Acre.

A proposta aprovada está em consonância com as atividades do GT-TEA, que incluem o fomento a melhorias na legislação voltada para a inclusão de pessoas com TEA, especialmente no que se refere à empregabilidade.

“A aprovação do Projeto de Lei é motivo de grande alegria para todo nós, pois é uma iniciativa que destaca a importância da empregabilidade e da inclusão ao reconhecer as empresas do nosso estado que oferecem oportunidades para pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, afirmou o promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior, integrante do GT-TEA que participou das discussões sobre a proposta com o parlamentar.

Durante a apresentação do PL, o deputado Pedro Longo destacou que serão consideradas para o recebimento do selo as empresas que criem e mantenham políticas claras de inclusão para pessoas com TEA e TDAH. O Projeto será encaminhado para a sanção do Executivo.

[Agência de Notícias do MPAC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

O Rio Branco. Net: Baile dos idosos é das crianças tem grande participação popular no Carnaval da Família, na praça da Revolução

Raimundo Souza

Empresário José Carlos Castilho, fundador da Frios Vilhena, morre aos 64 anos

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco encaminha famílias desabrigadas para o acolhimento no Parque de Exposições

Marcio Nunes

Fronteira entre Brasil e Bolívia será fechada no domingo para eleições bolivianas

Kevin Souza

Ifac inicia inscrições para 640 vagas em cursos técnicos e superiores

Marcio Nunes

Com o lançamento de programas em 2024, Fapac incentiva o desenvolvimento de pesquisas no estado

Raimundo Souza