23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Com aporte de R$ 1 milhão do governo federal, Acre implantará Casa do Trabalhador

Publicado em 18/09/2025

Com o anúncio de um aporte financeiro no valor de R$ 1 milhão, feito pelo titular do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, em Rio Branco, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) passará por uma profunda reestruturação. A verba destinada ao governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), garantirá a implantação da Casa do Trabalhador no Acre, prevista para ser inaugurada no próximo ano.

O espaço contará com serviços como intermediação de mão de obra, orientação profissional, microcrédito produtivo, encaminhamento ao mercado formal, habilitação ao seguro-desemprego, qualificação social e profissional, incentivo ao empreendedorismo, consultoria técnica para o trabalho autônomo, autogestionário ou associado e laboratórios de informática voltados para os cursos da Escola do Trabalhador 4.0, ampliando as possibilidades de formação e inclusão digital.

Recurso foi anunciado pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, na etapa estadual da 2ª Conferência Nacional do Trabalho. Foto: Diego Gurgel/Secom

Segundo o ministro, o investimento na Casa do Trabalhador dará maiores condições às pessoas de se inserirem no mercado de trabalho, o que ocasionará a melhoraria da qualidade dos serviços prestados à população: “É a primeira vez que o Acre recebe recursos do Sine, que será reorganizado para melhor atender as pessoas. Queremos gerar emprego, ocupação e continuar crescendo nos índices de empregabilidade, com a melhoria da estrutura pública para a população”.

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, explicou que o novo ambiente é reflexo do trabalho do governador Gladson Camelí em regularizar, com o governo federal, o trabalho efetuado pelo Sine no Acre, processo já concluído que resultou na captação do valor proveniente do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). De acordo com o gestor, o espaço contará com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e advogados para a realizar os serviços à sociedade.

Secretário Assurbanípal Mesquita explicou que Casa do Trabalhador ocasionará maior empregabilidade no estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

“A vinda do recurso materializa o reconhecimento do Ministério do Trabalho e Emprego sobre a gestão que o governo faz, por meio da Seict, no Sine Acre. É um ganho enorme, que ampliará as chances de jovens e adultos que buscam os serviços de conseguir um emprego, tendo assim a oportunidade de uma vida mais digna. O novo formato deve entrar em operação em Rio Branco já no início de 2026”, explicou Mesquita.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo publica decreto para disciplinar uso da força pelas polícias

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco realiza poda controlada nos cemitérios municipais para o Dia de Finados

Raimundo Souza

Governo dos EUA impõe Lei Magnitsky à mulher de Alexandre de Moraes

Redacao

Motorista de aplicativo foge de sequestro após criminosos usarem veículo para série de tentativas de assalto em Rio Branco

Raimundo Souza

Prefeito em exercício participa de reunião virtual da Frente Nacional de Prefeitos

Raimundo Souza

Acre suspende queimas controladas por tempo indeterminado devido à seca

Kevin Souza