24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Com aporte de R$ 1 milhão do governo federal, Acre implantará Casa do Trabalhador

Com o anúncio de um aporte financeiro no valor de R$ 1 milhão, feito pelo titular do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, em Rio Branco, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) passará por uma profunda reestruturação. A verba destinada ao governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), garantirá a implantação da Casa do Trabalhador no Acre, prevista para ser inaugurada no próximo ano.

O espaço contará com serviços como intermediação de mão de obra, orientação profissional, microcrédito produtivo, encaminhamento ao mercado formal, habilitação ao seguro-desemprego, qualificação social e profissional, incentivo ao empreendedorismo, consultoria técnica para o trabalho autônomo, autogestionário ou associado e laboratórios de informática voltados para os cursos da Escola do Trabalhador 4.0, ampliando as possibilidades de formação e inclusão digital.

Recurso foi anunciado pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, na etapa estadual da 2ª Conferência Nacional do Trabalho. Foto: Diego Gurgel/Secom

Segundo o ministro, o investimento na Casa do Trabalhador dará maiores condições às pessoas de se inserirem no mercado de trabalho, o que ocasionará a melhoraria da qualidade dos serviços prestados à população: “É a primeira vez que o Acre recebe recursos do Sine, que será reorganizado para melhor atender as pessoas. Queremos gerar emprego, ocupação e continuar crescendo nos índices de empregabilidade, com a melhoria da estrutura pública para a população”.

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, explicou que o novo ambiente é reflexo do trabalho do governador Gladson Camelí em regularizar, com o governo federal, o trabalho efetuado pelo Sine no Acre, processo já concluído que resultou na captação do valor proveniente do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). De acordo com o gestor, o espaço contará com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e advogados para a realizar os serviços à sociedade.

Secretário Assurbanípal Mesquita explicou que Casa do Trabalhador ocasionará maior empregabilidade no estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

“A vinda do recurso materializa o reconhecimento do Ministério do Trabalho e Emprego sobre a gestão que o governo faz, por meio da Seict, no Sine Acre. É um ganho enorme, que ampliará as chances de jovens e adultos que buscam os serviços de conseguir um emprego, tendo assim a oportunidade de uma vida mais digna. O novo formato deve entrar em operação em Rio Branco já no início de 2026”, explicou Mesquita.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fundhacre realiza primeiro implante de prótese testicular do estado

Redacao

Mais de 50 mil candidatos se inscreveram para o concurso da Educação que será realizado neste domingo no estado do Acre

Raimundo Souza

Por trás da maior feira agro do Acre, o esforço dos operários é celebrado com homenagem e sorteio de moto 0 km

Raimundo Souza

Governo do Acre inaugura salas de bem-estar para servidores em órgãos públicos

Jamile Romano

Ao vivo: acompanhe votação do julgamento de Bolsonaro no STF

Redacao

Governador Gladson Cameli assina ordem de serviço para construção de 250 novas unidades habitacionais da Cidade do Povo

Jamile Romano