22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Com apoio do governo, treinamento em boas práticas agrícolas no Acre reforça uso seguro de herbicidas 2,4-D e glifosato

Publicado em 19/06/2025

Em Rio Branco, estudantes e produtores foram advertidos que o uso indiscriminado de agrotóxicos pode acelerar o processo de seleção de plantas resistentes, tornando o manejo mais difícil  em longo prazo Foto: Fabiana Matos/ Idaf

Para evitar prejuízos na produção em campo, e garantir a produtividade com responsabilidade, engenheiros agrônomos da Associação Nacional das Empresas de Defensivos Agrícolas (Aenda), provenientes de São Paulo (SP), com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), promoveram, na última terça-feira, 17, em Rio Branco e na quarta-feira,18, em Acrelândia, um treinamento sobre boas práticas agrícolas na aplicação dos herbicidas 2,4-D e glifosato, em conformidade com as exigências legais estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O foco foi orientar produtores rurais e estudantes de agronomia sobre a aplicação correta dos herbicidas, abordando aspectos essenciais para a segurança e eficiência no manejo desses produtos, como cuidados com a saúde durante o trabalho com agrotóxicos, destacando-se a importância da prevenção de intoxicações; normas para transporte e armazenagem segura dos defensivos agrícolas; aplicação correta de agrotóxicos hormonais, como o 2,4-D, com foco na minimização da deriva e dos impactos ambientais; e uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPIs), fundamentais para proteger o trabalhador rural.

“Nossa empresa atua há anos levando informação para produtores e estudantes. Detectamos onde há necessidade de treinamento e nos deslocamos até esses locais. Nosso objetivo é capacitar tanto quem está no campo quanto quem está em formação, para garantir que o uso desses produtos seja feito com responsabilidade, segurança e respeito às normas vigentes”, explica Leonardo Monteiro, engenheiro agrônomo da Aenda.

No Acre, produtores de soja, milho e outras culturas mantêm batalha diária contra plantas daninhas resistentes. Entre os principais aliados no combate a essas invasoras estão os herbicidas, que facilitam o manejo das lavouras. Além de serem eficientes no controle das plantas daninhas, o glifosato e o 2,4-D são opções de baixo custo, o que contribui para a redução dos gastos na produção agrícola no estado.

Para o produtor de café do Ramal Quixadá em Rio Branco, essa é uma grande oportunidade para aprender a usar os agrotóxicos na plantação. “Comecei minha plantação de café há pouco tempo e, quando participo desse tipo de treinamento, entendo a necessidade de fazer tudo corretamente, para não prejudicar nem a plantação nem a nossa saúde”, disse.

A estudante Graziela Fortunato, do curso de Agronomia da Universidade Federal do Acre em Acrelândia, esteve presente no treinamento e destacou a importância do uso correto de herbicidas para o homem do campo. “Como estudante, preciso estar por dentro de tudo o que representa um benefício para a minha profissão, pois, no futuro, quero ser um exemplo de agrônoma e também contribuir com o fortalecimento do setor do agronegócio no meu município. Por isso, é fundamental que eu aprimore meus conhecimentos sobre o uso de agrotóxicos”, afirmou.

Produtores rurais de Acrelândia e Plácido de Castro participaram do treinamento, voltado ao uso correto e seguro dos herbicidas glifosato e 2,4-D. Foto: Fabiana Matos/Idaf

Já para Jair Cabral, produtor de milho de Plácido de Castro, é fundamental que os agricultores tenham atenção redobrada na aplicação de agrotóxicos. “Pra gente que tem plantação e depende disso como fonte de renda, é importante aprender cada vez mais sobre a quantidade certa e o produto adequado, para não prejudicar a lavoura”, avaliou.

O Idaf, como órgão de defesa agropecuária, trabalha em parceria com o produtor rural, oferecendo orientação sobre o uso correto de agrotóxicos e apoiando a campanha anual de devolução de embalagens, que busca promover a logística reversa dessas embalagens, com base no princípio da responsabilidade compartilhada entre agricultores, fabricantes, canais de distribuição e o poder público.

Idaf atua em parceria com o produtor rural, oferecendo orientações técnicas sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos. Foto: Fabiana Matos/Idaf

Para o coordenador de Fiscalização de Agrotóxicos e Afins do Idaf, Marcelo Machado, o instituto está presente para orientar, fiscalizar e apoiar o produtor rural, garantindo que a produção agrícola avance com responsabilidade e na legalidade.

“Esse tipo de treinamento é fundamental para alinhar as práticas no campo às exigências legais e às normas de segurança no uso de agrotóxicos. A capacitação oferecida reforça exatamente isso: o uso correto, seguro e eficiente desses produtos, protegendo tanto o trabalhador quanto o meio ambiente”, ressaltou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Força Nacional do SUS vacina mais de mil indígenas no Acre

Jamile Romano

Equipe de atletismo do Acre participa dos Jogos da Juventude, em Brasília

Redacao

Estudantes do Ifac tem até a próxima semana para sacar o auxílio emergencial

Jamile Romano

Prefeito diz que antecipação salarial além de valorizar o servidor, injeta recurso na economia local

Raimundo Souza

CCJ aprova PL que institui programa de combate à violência contra a mulher

Marcio Nunes

Diálogo entre Prefeitura e movimentos de pessoas em situação de rua aponta caminhos para mudanças concretas

Marcio Nunes