30.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Com apoio do Estado, projeto Todos Contra o Aedes Aegypti chega a Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul na próxima segunda e terça

Atualizada em 25/05/2025 11:17

O governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Saúde (Sesacre), Educação e Cultura (SEE) e Comunicação (Secom), está apoiando o projeto Todos Contra o Aedes Aegypti, reforçando o compromisso com a prevenção, a conscientização e o cuidado com a saúde da população acreana. Os municípios de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul recebem nesta segunda, 26, e terça-feira, 27, respectivamente, o lançamento do projeto, realizado pelo Instituto Sapien em parceria com o Ministério da Saúde (MS).

Em Rio Branco, o projeto Todos Contra o Aedes Aegypti já está em curso. Foto: Cedida

A ação tem como meta capacitar professores da Rede Pública nos aspectos técnicos e pedagógicos, além de envolver de forma efetiva os estudantes do Ensino Fundamental no enfrentamento contínuo ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

As atividades começam por Mâncio Lima, com o lançamento na Escola Padre Edson de Oliveira Dantas. Já Cruzeiro do Sul receberá a programação na sede da Associação Comercial e Empresarial (Acecs). Após os lançamentos, os educadores participarão de oficinas com orientações, materiais didáticos específicos e uma plataforma online de apoio, que servirão de base para aplicar os conteúdos dentro da sala de aula.

Momento de prática durante o lançamento do projeto. Foto: Cedida

Os discentes receberão livros com jogos interativos, atividades com equipamentos de tecnologia de realidade virtual aumentada, vídeos educativos, cartilhas com todas as informações sobre o mosquito e as doenças transmitidas, adesivos e carteirinhas de combatente ao final de cada qualificação. A partir disso, os estudantes adotarão medidas preventivas para evitar a proliferação do vetor em diversos ambientes de convivência social, além das escolas.

O projeto também prevê a realização de visitas domiciliares dos alunos acompanhados por agentes de endemias, concursos culturais com premiações em dinheiro, apresentações teatrais e gincanas, sempre com foco no engajamento por meio da conscientização.

Para o presidente do Instituto Sapien, Lucas Varela, aliar educação e saúde é uma estratégia eficiente e certa que trará resultados concretos. “É um projeto contínuo, de médio a longo prazo, por entendermos que essa transformação se dá através de uma geração consciente. Após passarem por formação, os professores aplicarão o conteúdo em sala para que os alunos possam absorver esse conhecimento e aplicá-lo dentro de casa, na rua, na escola e em todo lugar”, afirmou.

Nas palavras da gestora da Sesacre no Juruá, Diani Carvalho, o governo sempre está em sintonia com os projetos que buscam melhorar a vida das pessoas. “A sesacre, assim como todas as secretarias do governo, sempre está disposta a colaborar com as entidades, no intuito de promover mais saúde e bem estar para a população”, afirmou.

Diani Carvalho, gestora da Sesacre no Juruá. Foto: Diego Silva/Secom

O projeto conta com a participação direta das secretarias estaduais de Saúde, Educação e Comunicação. Informações complementares estão disponíveis no site: www.todoscontraoaedesaegypti.com.br, onde é possível acompanhar os resultados obtidos em outras cidades do Brasil onde o projeto já foi realizado e o andamento da iniciativa nos municípios do Acre.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Ministério da Saúde vai investir R$ 1,2 milhão em ações de saúde bucal nas escolas do Acre

Jamile Romano

Zenaide Parteira e Txai Macêdo comemoram o dia de seus aniversários com o lançamento de Videoclipes

Marcio Nunes

Com cursos e exposições, programação cultural da semana é divulgada pela Fundação Elias Mansour

Jamile Romano

Primeiro dia do Juntos pelo Acre na Vila Verde democratiza o acesso à cidadania

Marcio Nunes

Acre fecha junho com mais de 900 vaga de empregos formais e vai para o quinto mês seguido de saldo positivo

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre prende suspeito de tráfico de drogas em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano