23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

CMN regulamenta lei do Desenrola, e juro do rotativo será limitado a 100%

Publicado em 21/12/2023

O CMN (Conselho Monetário Nacional) regulamentou hoje a lei do Desenrola Brasil, que prevê, entre outras medidas, a adoção de um teto de 100% para os juros do rotativo do cartão de crédito a partir de 2024. Hoje, as taxas passam de 400% ao ano.

O que aconteceu
CMN regulamentou regras para limitar os juros do rotativo do cartão. O teto estava previsto na lei do Desenrola Brasil, sancionada pelo presidente Lula (PT) em outubro. A partir de 3 de janeiro de 2024, os juros cobrados pelos bancos em caso de atraso no pagamento da fatura não devem exceder 100% do valor original. Na prática, isso significa que a dívida só pode, no máximo, dobrar.

Fernando Haddad comemorou a nova regra: “Vencemos uma etapa”. O ministro da Fazenda disse que a adoção do teto do rotativo coloca ordem em uma situação que estava “completamente inapropriada”. “Quando a pessoa se submete a 450% de juros ao ano é porque realmente não está em condições de pagar”, disse Haddad a jornalistas na portaria do Ministério da Fazenda.

Discussão levou a questionamentos sobre parcelamento sem juros. Bancos argumentam que o parcelamento sem juros aumenta a inadimplência e força a cobrança de juros altos no rotativo. Empresas de maquininhas de cartão e o comércio dizem que essa premissa não é verdadeira nem se baseia em números.

[Uol]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Veja como regularizar na Justiça o título eleitoral cancelado

Jamile Romano

Gás gratuito para 1 milhão de famílias tem início hoje

Kevin Souza

PF determina retorno imediato de Eduardo Bolsonaro a cargo de escrivão

Kevin Souza

Feminicídio fez mais de mil vítimas por ano no Brasil desde 2015

Raimundo Souza

Justiça solta homem que quebrou relógio histórico em atos golpistas

Marcio Nunes

Metanol: saiba o que fazer em casos de suspeita de intoxicação

Redacao