23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Círio de Nazaré deve reunir 10 mil fiéis em Rio Branco neste domingo (12)

Publicado em 09/10/2025

A Diocese de Rio Branco se prepara para a 94ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que será realizada no próximo domingo (12), com expectativa de reunir cerca de 10 mil fiéis da capital e de municípios vizinhos.

A programação começa às 14h na Gameleira, com concentração dos devotos. A tradicional procissão com velas segue até a Catedral Nossa Senhora de Nazaré, sendo acompanhada por orações, novenário e missa solene.

Segundo o Padre Manoel de Jesus, o Círio simboliza uma caminhada de fé e união, marcada por elementos simbólicos como a corda da berlinda, que representa o vínculo espiritual entre os fiéis e Maria.

Um dos pontos altos da celebração será o encontro das imagens de Nossa Senhora e de Jesus Cristo no Rio Acre, representando a chegada da vida e da fé por meio dos rios, elementos históricos e culturais da região.

Neste ano, o Círio coincide com o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Por isso, haverá duas celebrações:

  • Pela manhã: Missa e procissão de Nossa Senhora Aparecida na Vila Pia (km 52 da BR-364);

  • À tarde: Celebração do Círio, com início às 16h, e encerramento com o encontro das imagens nas águas do Rio Acre.

O evento, que começou com uma pequena procissão entre a Igreja São José e a Catedral, evoluiu nas últimas décadas, ganhando dimensões religiosas, sociais e culturais. A Diocese trabalha para que, em seu centenário, em 2031, o Círio seja reconhecido ainda mais como patrimônio cultural de Rio Branco e impulsione a economia local.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Rio Branco participa de curso sobre monitoramento do desmatamento e degradação florestal na Amazônia

Marcio Nunes

Atleta da Tanzânia vence a 100ª Corrida Internacional de São Silvestre; Nubia de Oliveira fica em 3º lugar

Kevin Souza

Iapen promove encontros de cinema entre famílias e apenados no presídio de Senador Guiomard

Marcio Nunes

Acre tem alerta de temporais nesta terça-feira (4), diz Censipam

Jamile Romano

Governo do Acre reforça segurança pública com entrega de veículos, equipamentos e capacitação de agentes

Marcio Nunes

Ufac oferece 2.300 vagas em graduações via edição única do Sisu 2024

Jamile Romano