27.3 C
Rio Branco
terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Chuvas superam 70 mm, elevam nível dos rios e devem continuar durante a noite em Rio Branco

Publicado em 26/12/2025

As chuvas intensas que atingem Rio Branco desde a noite de quinta-feira (25) seguem provocando elevação no nível do Rio Acre e de outros mananciais da bacia, mantendo a Defesa Civil Municipal em estado de alerta.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Cláudio Falcão, o volume acumulado de chuva na capital já ultrapassou 70 milímetros nas últimas horas. A previsão indica que as precipitações continuem ao longo do dia, com uma breve pausa à tarde e retorno durante a noite.

“Já passamos dos 70 milímetros de chuva. Começou ainda à noite, atravessou a madrugada e segue agora pela manhã. A previsão é de chuva até por volta das 13 horas, depois uma trégua, mas volta novamente à noite”, explicou Falcão em entrevista ao ac24horas nesta sexta-feira (26).

Segundo o coordenador, o volume elevado de chuva não se restringiu à capital, atingindo toda a bacia do Rio Acre e provocando aumento expressivo no nível dos rios em vários municípios. Em Capixaba, por exemplo, foram registrados cerca de 130 milímetros de chuva.

Os reflexos já são perceptíveis em diferentes regiões do estado. Em Assis Brasil, o nível do rio subiu aproximadamente 3 metros. Em Brasileia, o aumento foi superior a 1 metro; em Xapuri, cerca de 2,5 metros; em Capixaba, também 2,5 metros. Em Rio Branco, o Rio Acre apresentou elevação de 2,28 metros, aproximando-se de 2,5 metros de aumento.

Com a continuidade das chuvas, a Defesa Civil não descarta novas elevações nas próximas horas. “Com toda essa chuva, a tendência é que o nível ainda aumente”, alertou Falcão.

Outros cursos d’água também estão sendo monitorados. O Riozinho do Rola, por exemplo, registrou elevação de cerca de 2,5 metros nas últimas 24 horas. “Essa água chega rapidamente à área urbana de Rio Branco, em aproximadamente três horas já começa a ter reflexo aqui na cidade”, explicou.

Diante do cenário, a Defesa Civil mantém vigilância constante sobre o nível dos rios e dos igarapés, acompanhando a situação para adotar medidas preventivas, caso necessário.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Hugo Motta considera inviável conceder anistia ampla aos envolvidos no 8 de janeiro, mas admite debater penas leves

Kevin Souza

Nota de pesar pelo falecimento de recém-nascido internado na Maternidade Bárbara Heliodora

Raimundo Souza

Estado intensifica apoio à cafeicultura e leva 15 produtores à Semana Internacional do Café 2024

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco realiza ação de limpeza no bairro Recanto dos Buritis e remove mais de 100 toneladas de entulhos

Marcio Nunes

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos se encerram nesta sexta

Marcio Nunes

Governo do Acre divulga resultado definitivo do concurso da Educação

Redacao