23.3 C
Rio Branco
terça-feira, 17 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Cheia do Rio Acre provoca atraso no calendário escolar da capital e empurra fim do ano letivo para 2026

Publicado em 30/12/2025

A elevação do nível do Rio Acre, que já ultrapassa a marca de 15,36 metros, passou a afetar diretamente o funcionamento da rede municipal de ensino de Rio Branco. Diante do cenário, a Prefeitura confirmou que o ano letivo de 2025 não será concluído dentro do prazo previsto e terá encerramento apenas em janeiro de 2026.

A informação foi confirmada pelo vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, em entrevista concedida nesta segunda-feira (29). Segundo ele, os atrasos são consequência de uma série de dificuldades acumuladas nos últimos anos, agravadas pelas cheias recorrentes enfrentadas pela capital. “Já começamos o ano com atraso por conta das enchentes anteriores. Esse acúmulo de crises impacta diretamente o calendário escolar”, explicou.

Atualmente, apenas cerca de 20% das unidades da rede municipal conseguiram finalizar o ano letivo dentro do prazo. A maioria das escolas segue com atividades em andamento ou com o cronograma comprometido. A previsão da Secretaria Municipal de Educação é que parte das unidades conclua as aulas até o dia 15 de janeiro, enquanto o encerramento total das 88 escolas e anexos ocorra até 30 de janeiro.

Apesar de nenhuma escola ter sido diretamente atingida pelas águas, três unidades precisaram ser utilizadas como abrigos temporários para famílias desalojadas. Entre elas estão a Escola Anice Jatene, que já havia finalizado o calendário escolar, além das escolas Álvaro Vilela Rocha, na região da Conquista, e Maria Lúcia, no bairro Morada do Sol, que serão disponibilizadas após a conclusão das atividades pedagógicas.

Bestene destacou ainda que o impacto das enchentes vai além da estrutura física das escolas. Muitos professores e servidores residem em áreas alagadas, o que dificulta o deslocamento até as unidades de ensino. A situação é agravada pela cheia dos igarapés Batista e São Francisco, que compromete o acesso a algumas regiões da cidade.

Com o cenário ainda instável, a prefeitura já projeta o próximo ano letivo. A previsão é que as aulas de 2026 tenham início em março, com fevereiro reservado para o período de férias legais dos profissionais da educação. Segundo a gestão municipal, todas as decisões seguem sendo tomadas com base na segurança de alunos, servidores e da comunidade escolar.

Enquanto isso, o atendimento às famílias afetadas pela enchente permanece concentrado no Parque de Exposições, onde equipes municipais atuam no acolhimento humanitário e na assistência às pessoas desalojadas.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em um ano, Acre mantém saldo positivo na variação de volume de vendas do comércio varejista

Redacao

Indígenas e população encarcerada serão atendidos na 2ª Semana Nacional de Registro Civil no Acre

Marcio Nunes

Governo do Acre retifica edital de processo seletivo para estágio

Jamile Romano

Friagem deve prevalecer com força em Rio Branco

Jamile Romano

Atraso em sistema informático paralisa saques do Fundo PIS/Pasep

Jamile Romano

‘Acre reafirma seu compromisso com a COP30’, diz Gladson Camelí durante Fórum Nacional de Governadores em Belém

Marcio Nunes