25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Centro de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual celebra Dia da Consciência Negra com atividade inclusiva e degustação de culinária afro-brasileira

Publicado em 20/11/2024

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura, por meio do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre (CAP/AC), promoveu na manhã da terça-feira, 19, em sua sede em Rio Branco, uma atividade especial em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O evento destacou a inclusão e a acessibilidade por meio de uma programação com degustação de pratos típicos da culinária afro-brasileira.


CAP/AC realiza atividade especial em alusão ao Dia da Consciência Negra. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A abertura contou com uma apresentação sobre o tema Consciência Negra no Brasil, incluindo um vídeo do escritor e criador de conteúdo Alê Garcia. A historiadora e revisora de braile do CAP/AC, professora Uda Veloso, também trouxe uma fala motivadora, enquanto a professora Kelly Cunha recomendou duas obras: Coragem Não Tem Cor, que aborda temas como racismo, e Longe dos Olhos, um romance que trata de questões como racismo, deficiência visual e estereótipos.

No hall da instituição, os participantes puderam apreciar pratos tradicionais da culinária afro-brasileira, como caruru, moqueca de peixe, bobó de camarão, vatapá, feijoada, cuscuz, mungunzá, pamonha e cocada. Cada prato foi acompanhado de cartazes explicativos com letras grandes e figuras ampliadas, para pessoas com baixa visão, e textos em braile para deficientes visuais, garantindo acessibilidade a todos.


Professora Kelly Cunha recomendou obras que tratam de questões como racismo. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A coordenadora do CAP/AC, Cristina Nogueira, ressaltou a importância da atividade: “É a primeira vez que realizamos uma ação como essa, em alusão ao Dia da Consciência Negra, mas queremos que seja a primeira de muitas. Nosso objetivo é realizar eventos inclusivos, que valorizem a cultura e atendam a toda a comunidade de pessoas com deficiência visual. Trabalhamos com alunos incluídos em escolas e também com aqueles que já concluíram os estudos, oferecendo reabilitação e apoio”.


Linycker Ranniê tem baixa visão e ajuda professores durante aulas no CAP. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O estudante Linycker Ranniê Sales, de 17 anos, que frequenta o CAP desde os 5 meses de idade, destacou a relevância do evento: “É uma atividade excelente, tanto para os alunos quanto para mim, que ajudo os professores. É muito importante ensinar o respeito, tanto às pessoas com deficiência visual quanto às pessoas negras. Essa atividade que apresenta as comidas é muito interessante”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

No Acre, 17 municípios estão em situação irregular no Cadastro de Inadimplência do Setor Público

Raimundo Souza

Polícia Civil regulamenta unificação de cargos com publicação de portaria transitória

Redacao

Rio Branco amanhece com 13,4°C e lidera ranking de frio no Norte

Jamile Romano

Governo realiza 2º Encontro dos Estagiários da Administração Pública Estadual

Raimundo Souza

Governador assina ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva em Assis Brasil com investimento de mais de R$ 1,2 milhão

Raimundo Souza

Acre apresenta redução de 16% nos alertas de desmatamento no primeiro semestre de 2025

Jamile Romano