23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Carreta da Defensoria Pública oferece atendimento jurídico em frente ao Palácio Rio Branco até a próxima quinta

Publicado em 25/01/2024

A carreta da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) está realizando atendimento à população em frente ao Palácio Rio Branco, no centro da capital acreana. Os serviços na unidade móvel se iniciaram após o lançamento pelo governo do Estado, na segunda-feira, 22, e se estendem até a quinta-feira, 25, das 8h às 12h.

A maior unidade móvel de atendimento jurídico do Estado do Acre dispõe de um ambiente climatizado, 14 guichês de atendimento, com o mesmo número de notebooks e tablets, uma sala reservada para audiências ou conciliação, recepção e sala de espera, plataforma de acessibilidade para pessoas com deficiência, uma copa e um banheiro.

Consulta processual, orientações e assistência jurídica na área cível e criminal, a exemplo de retificação de documentos, pensão alimentícia, registro tardio, investigação de paternidade, tutela e curatela, ação de inventário e defesa do consumidor são alguns dos serviços oferecidos.

O objetivo da carreta é ampliar o alcance da instituição até as comunidades rurais, indígenas, entre outras localidades longínquas, facilitando o acesso à Justiça para os cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica ou social.

O governador Gladson Cameli destacou a importância da unidade móvel. “Fico muito feliz em participar deste momento histórico, de saber que a Defensoria está cumprindo a sua missão no Acre, de prestar apoio jurídico à população que mais precisa. A carreta tem uma estrutura confortável, climatizada, adaptada ao serviço da Defensoria e realmente vai chegar às comunidades mais distantes. Toda a equipe está de parabéns por essa conquista”, disse.

O veículo foi adquirido por meio de emenda parlamentar da então senadora Mailza Assis, hoje vice-governadora do Acre, executada pelo Ministério da Defesa, Programa Calha Norte. Além do financiamento federal, houve contrapartida da Defensoria Pública.

Em seu discurso, a defensora pública-geral do Acre, Simone Santiago, agradeceu a todos que contribuíram para a aquisição da unidade móvel: “Expresso aqui minha gratidão à vice-governadora Mailza, por sonhar junto com a gente, ao coordenador executivo da Amac [Associação dos Municípios do Acre], Marcos Frederick [de Lucena], pelo apoio no processo de aquisição, o general [Ubiratan] Poty, que não mediu esforços para agilizar o processo e um agradecimento especial ao excelentíssimo governador, Gladson Cameli, por seu apoio incondicional”.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco autoriza construção de pontes nos ramais da Piçarreira e Quixadá, na região do Calafate

Marcio Nunes

Reeducandos do Presídio de Senador Guiomard casam em cerimônia religiosa

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco irá participar do 12º Congresso Estadual de Profissionais do Acre

Marcio Nunes

Montado a cavalo e levando a bandeira do Acre, governador Gladson Cameli participa da abertura do rodeio

Raimundo Souza

Energisa realizou a troca mais de 7,3 mil lâmpadas e mais de 200 geladeiras no Acre

Jamile Romano

Sebrae inova na Expoacre 2024 impulsionando a sustentabilidade e a bioeconomia

Marcio Nunes