35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Caravana do Ministério da Saúde chega ao Acre para orientar ações contra a dengue

Publicado em 16/01/2025

A Caravana do Ministério da Saúde para controle das arboviroses chegou ao Acre nesta quarta-feira (15). A equipe técnica do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses tem como objetivo apoiar a gestão local nas ações de controle dessas doenças. Em 8 de janeiro, o estado decretou emergência em saúde pública.

Ativado pela Ministra da Saúde Nísia Trindade, o COE coordena as ações de resposta às emergências em saúde pública. Isso inclui mobilização de recursos e articulação da informação entre as três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A estratégia é uma forma de antecipação ao período sazonal da doença. Auxilia na ampliação do monitoramento das arboviroses e orienta a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao controle de vetores.

Em campo, a equipe técnica se reúne com gestores de saúde dos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, da capital Rio Branco e representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre).

O uso de tecnologias de controle do vetor tem sido uma das principais apostas da pasta, sendo uma das novidades dentro do Plano de Ação para Redução da Dengue e de outras Arboviroses, com foco no período sazonal 2024/2025.

Entre as ações, destacam-se:

  • Expansão do método Wolbachia, de três para 40 cidades
  • Implantação de insetos estéreis em aldeias indígenas
  • Borrifação residual intradomiciliar (BRI-Aedes) em áreas de grande circulação de pessoas, como creches, escolas e asilos
  • Estações disseminadoras de larvicidas, com previsão de implantação de 150 mil unidades na primeira fase do projeto
  • Uso de Bacillus Thuringiensis Israelensis (BTI) para monitorar e controlar a disseminação do mosquito
  • No Distrito Federal, estão sendo instaladas cerca de 3 mil Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) na região do Sol Nascente, com expansão prevista para outras áreas periféricas do país.

Outra resposta do Brasil para o controle das arboviroses é o lançamento do Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika. A finalidade é garantir preparação adequada para conter o avanço da doença. O novo plano revisa e amplia a versão anterior, publicada em 2022, e busca reforçar as estratégias de prevenção, preparação e resposta às epidemias de arboviroses.

Cenário epidemiológico

Entre as semanas epidemiológicas 49 de 2024 e 01 de 2025, são estimados 810 casos de dengue no estado, segundo dados do Infodengue.

Em 2024, o Brasil registrou 6,6 milhões de casos prováveis de dengue e 6 mil óbitos, segundo o painel de atualização de casos de arboviroses do Ministério da Saúde. Até a última quarta-feira, 8 de janeiro, foram notificados 10,1 mil casos prováveis e 10 óbitos estão em investigação em 2025. Do total de casos, 50% estão concentrados nos estados de São Paulo e Minas Gerais, enquanto a região Sudeste responde por 61,8% das ocorrências.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo publica resultado de exame psicotécnico do concurso do Iapen e convoca candidatos para fases finais

Jamile Romano

Prefeitura reúne organizadores do carnaval para últimos detalhes da

Jamile Romano

Acre recebe 78 mil doses para vacinação de alunos em escolas públicas

Jamile Romano

Veja a lista de feriados nacionais e pontos facultativos em 2024

Jamile Romano

Biblioteca Pública Estadual abre programação da semana com filmes, brincadeiras infantis e Feira Nerd

Jamile Romano

Estado tem pedido aceito e justiça suspende decisão para contratação imediata do cadastro de reserva da Polícia Civil

Marcio Nunes