30.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Campanha da OAB/AC “Elas Jogam Junto” ocorre durante jogo na Arena da Floresta

Publicado em 23/01/2026

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) promoveu, nesta quinta-feira, 22, uma ação de conscientização contra o assédio e a violência contra a mulher durante a partida entre Humaitá e Santa Cruz, válida pelo futebol acreano. A mobilização foi realizada no Estádio Arena da Floresta, em Rio Branco, e deve ser retomada nas próximas partidas.

A iniciativa integra a campanha “Elas Jogam Junto”, realizada pela OAB/AC em parceria com a Federação Acreana de Futebol, e tem como objetivo enfrentar a violência contra a mulher e o assédio nos estádios e estimular uma mudança de comportamento dentro e fora dos campos. A ação conta com a participação da Comissão da Mulher Advogada (CMA), da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Contra a Mulher, com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados Acreanos e com o time de futebol feminino OAB (Apelação).

Durante a mobilização, a OAB/AC reforçou a mensagem de que “violência não é torcida e assédio não é brincadeira”. A campanha defende que o respeito às mulheres deve ser absoluto e que o ambiente esportivo não pode servir de pretexto para agressões ou intimidações.

O presidente da OAB/AC, Rodrigo Aiache, destacou que dados apontam aumento da violência doméstica durante as partidas de futebol.
“Nos dias de jogos, a violência contra a mulher aumenta em torno de 21%. O clima de disputa em campo jamais pode ser motivo de agressão. Rivalidade nos gramados não pode se transformar em violência dentro de casa”, afirmou Aiache.

A ação ocorreu depois da divulgação de um cenário preocupante de violência de gênero no país. Em 2025, o Brasil registrou 1.470 casos de feminicídio, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o maior número da série histórica.

No Acre, os índices também são elevados, colocando o Estado entre aqueles com maior proporção de casos em relação à população.
Em um manifesto, a OAB/AC destacou que o cenário de violência de gênero no país exige resposta firme e permanente.

“Cada mulher assassinada representa não apenas uma vida interrompida, mas também o fracasso coletivo das instituições e da sociedade em garantir direitos fundamentais como vida, dignidade, segurança e igualdade. A OAB reafirma seu compromisso inegociável com a defesa dos direitos das mulheres e com o enfrentamento de todas as formas de violência de gênero, atuando de forma institucional e em parceria com entidades esportivas, órgãos públicos e a sociedade civil”, disse a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Caruline Simão.

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com mais de 884 mil habitantes, Acre tem nova estimativa populacional que guia políticas públicas e adequa decisões

Raimundo Souza

Governo federal possui 26 vagas para credenciamento no Farmácia Popular em cidades do Acre; confira

Jamile Romano

TJAC realiza Projeto Cidadão em Assis Brasil entre os dias 22 e 25 de outubro

Jamile Romano

Com mais de R$ 5 milhões investidos pelo Estado, Acre se consolida no cenário nacional do esporte

Raimundo Souza

Serviço de Assistência Especializada da Fundhacre ganha reforço com aquisição de quatro novas centrífugas laboratoriais

Raimundo Souza

Vice-governadora Mailza prestigia ato cívico pelos 49 anos de emancipação política de Assis Brasil

Jamile Romano