24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Política

Câmara vota proposta que amplia possibilidade de saque do FGTS

Atualizada em 18/02/2025 08:53

A Câmara deve votar nesta semana uma mudança na política de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Um projeto de lei (PL 6980/2017) incluído na pauta do plenário desta terça-feira (18) permite que, em casos de nascimento ou adoção de uma criança, os pais possam retirar até duas vezes o salário bruto de qualquer um deles da conta com o maior saldo.

De acordo com a proposta, mulheres chefes de família ou mães solo poderão sacar até duas vezes seu salário bruto em situações de dificuldades financeiras, responsabilidade por pessoas com deficiência, necessidade de promover a própria saúde e a da criança, ou em casos de violência doméstica.

O projeto, de autoria do ex-deputado Julião Amin (PDT-MA), estabelecia que o saque seria facultado ao pai ou à mãe. O relator, Haroldo Cathedral (PSD-RR), modificou o texto para deixar mais claro que o direito também se estende a a casais homoafetivos. Como os impactos na saúde financeira do FGTS são imprevisíveis, devido à impossibilidade de se prever quantos filhos uma determinada família terá, o relator propõe que a regulamentação para a liberação do saque seja feita pelo Conselho Curador do FGTS.

Atualmente, o FGTS pode ser sacado em casos como demissão sem justa causa, aposentadoria, financiamento de imóvel habitacional, morte, doenças graves e calamidade pública.

[congresso em foco]

Artigos Relacionados

Juízes aumentam valores de diárias e chegam a turbinar salários em mais de R$ 10 mil

Jamile Romano

Congresso Nacional tem projeções da campanha pelo Feminicídio Zero

Jamile Romano

STF começa a analisar plano de melhorias no sistema prisional

Jamile Romano

Ministério das Mulheres quer discutir combate à misoginia no G20

Jamile Romano

Ex-governador Tião Viana recebe medalha de ouro em homenagem prestada pelo Senado Federal

Marcio Nunes

Marco temporal: STF debate texto que permite mineração em terras indígenas

Jamile Romano