24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Cadastro de Pessoas Desaparecidas quer unificar dados de todo o Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, nesta quarta-feira, o novo Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. A iniciativa busca unificar informações sobre desaparecidos com o cruzamento de dados de todo o Brasil.

Inicialmente, a plataforma online é alimentada com dados de 12 unidades da federação, que utilizam o sistema de procedimentos policiais eletrônicos do governo federal.

O Ministério da Justiça está finalizando o processo de desenvolvimento tecnológico para levar a política pública aos demais estados.

Isabel Seixas de Figueiredo, diretora do Sistema Único de Segurança Pública, explica que o novo cadastro passa a contar com um painel público com informações gerais sobre os desaparecidos. E completa que outra parte do banco de dados é específica para os órgãos de segurança pública, com informações mais detalhadas.

O Ministério da Justiça reforça que não é necessário esperar 24 horas para notificar o desaparecimento de uma pessoa. A orientação é registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia da Polícia Civil ou de forma virtual o mais rápido possível, pois quanto antes o caso for comunicado, mais efetivas serão as buscas e as chances de localização.

As informações sobre o novo Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas estão disponíveis no endereço cnpd.mj.gov.br/painel-publico.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fissura em ponte na BR-364 em RO preocupa motoristas

Raimundo Souza

Prefeitura intensifica ações de limpeza nos bairros para combater doenças no período de chuvas

Marcio Nunes

Governo atende mais de 140 pacientes em consultas pré-cirúrgicas do Opera Acre

Raimundo Souza

SEASDH marca presença em mais uma noite do Carnaval da Família e reforça a garantia de direitos da população

Raimundo Souza

Nove municípios do AC têm alerta de chuvas intensas nesta segunda-feira (24), aponta Inmet

Jamile Romano

Atos em SP e Rio desafiam Câmara contra anistia e PEC da Blindagem

Raimundo Souza