24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Política

Brasil avançou, mas ainda há desigualdade entre homens e mulheres

Atualizada em 18/02/2025 08:15

As mulheres são a maioria da população brasileira, mas ainda enfrentam uma série de desigualdades e violências em diversos âmbitos. O relatório Revisão de Políticas Públicas para Equidade de Gênero e Direitos das Mulheres divulgado nesta terça-feira (18) pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mostra que, apesar de avanços importantes nos últimos anos, as políticas para as mulheres tiveram retrocessos no país e precisam de atenção. 

O relatório reúne as diversas iniciativas, programas, políticas públicas, estudos e auditorias realizados no Brasil ao longo dos últimos 30 anos, voltados para garantir os direitos das mulheres.

Segundo o TCU, apesar de garantir os direitos das mulheres por meio de leis e outros instrumentos legais e de o país ter tido avanços desde a Constituição de 1988, nos últimos anos houve retrocessos em termos de institucionalização das políticas públicas para as mulheres, principalmente durante a pandemia de covid-19, que impactou mais fortemente as mulheres, especialmente as negras.

A secretária de Controle Externo de Desenvolvimento Sustentável do TCU, Vanessa Lopes de Lima, explica que os retrocessos institucionais vieram a partir de 2015, quando a Secretaria de Política para Mulheres perdeu o status de ministério e passou a integrar a Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos. “Isso resultou em menor relevância institucional, orçamento reduzido e paralisia de programas”, diz.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Trump retalia Colômbia duramente após Petro recusar deportações

Raimundo Souza

Eleições municipais: convenções partidárias começam neste sábado

Raimundo Souza

Mulheres como agentes de mudança: a ascensão do feminino no mundo corporativo e sua influência no crescimento empresarial

Raimundo Souza

Brasil tem maior carga tributária da América Latina; compare

Jamile Romano

Tabela do IR será reajustada para garantir isenção até 2 salários após aumento do mínimo, diz Lula

Jamile Romano

Câmara aprova novo ensino médio sem espanhol obrigatório; texto vai à sanção

Jamile Romano