23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Bocalom entrega obra que leva água a locais antes desabastecidos no Bairro Calafate

Publicado em 18/12/2024

A obra, que contou com um investimento de mais de R$ 500 mil, incluiu a instalação de bombas e adutoras, garantirá maior eficiência no fornecimento de água e reduzindo problemas de interrupção.

O diretor presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, diz que agora, a água vai chegar onde antes não chegava na regional do Calafate.

“A gente fez todo o teste, quinta, sexta, sábado, domingo, segunda, de onde a gente concluiu os testes e agora está consolidado que, antes o abastecimento era dia sim e três não, agora passou a ser dia sim, dia não. Só que com a pressão muito maior, a água vai chegar em canto que não chegava. Tinha que ligar uma bomba da rede, não precisa mais. E aí ter a condição de botar água todo dia”, explicou Enoque.

No Calafate, a água vai chegar um dia sim, outro não. O prefeito de Rio Branco lembrou que em alguns bairros da cidade o abastecimento já acontece 24h.

“Fizemos investimentos até agora de mais de R$ 200 milhões de recursos próprios, é bom que tenham isso. E aí o nosso objetivo é ir melhorando devagar, como de fato está acontecendo. Já tem área aqui na região do Calafate com água 24 horas, e esse é o objetivo nosso ao longo do tempo. Agora ninguém consegue consertar um problema de mais de 30 anos, sem investimentos. Sem comprar uma bomba nova. Devagar, a gente está fazendo investimentos, principalmente com recursos próprios. A grande maioria disso tudo é com recursos próprios, mas a gente vai vencer essa batalha.”

Os moradores do bairro que sofriam com os transtornos decorrentes da falta de abastecimento no bairro, estão satisfeitos com as melhorias.

“Hoje, graças a Deus, é um dia de festa, de comemoração. Essas 3 ruas estão recebendo água né, estão subindo antes, estão subindo hoje e a nossa comunidade está em festa, porque lá no Aroeira era 4 dias, agora chega um dia sim, outro não”, disse o presidente do bairro, Haroldo Gonçalves.

Com a expansão da rede, agora, a água chega até o Polo de Assentamento Geraldo Mesquita.

“Melhorou muito, porque antigamente a inclinação que tinha lá no Polo era de zona rural. Era só chácaras. Eram 35 chácaras de 5 hectares. Aí foi povoando. Só agora na minha rua, são mais de 1.800 famílias. Aí a água não chegava nas casas. Depois dessa melhoria, a água já está em mais de 60% das casas. O prefeito já se comprometeu também, se Deus quiser, vai chegar até o final do Polo. E lá nós temos muitas indústrias de fábrica de vassoura, cova de frutas. Tudo necessita de bastante água.”, concluiu o presidente do Polo Geral do Mesquita.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Mutirão de testes rápidos é realizado nos presídios de Rio Branco e Senador Guiomard

Raimundo Souza

Com alta produção de mandioca, estimativa de abril indica safra de mais de 195 mil toneladas em 2025 no Acre

Jamile Romano

Maioria da população de Rio Branco pretende presentear no Dia das Mães, aponta pesquisa da Fecomércio-AC

Marcio Nunes

Petecão propõe redistribuição de recursos da Lei Rouanet para reduzir desigualdade regional na cultura

Marcio Nunes

Marca de 1.805 Novas Moradias em Parceria com o Minha Casa, Minha Vida, Anuncia Prefeito Bocalom

Raimundo Souza

Incêndio destrói casa em Tarauacá e vizinho salva idosa de 94 anos: “Foi por pouco”

Kevin Souza