25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Até o fim do ano, 10 mil alunos da rede pública do Acre serão beneficiados com tablets

Publicado em 17/10/2025

A inovação tecnológica tem se consolidado como uma das principais estratégias do governo do Acre para fortalecer o ensino público estadual. Em 2025, cerca de 10 mil tablets serão entregues a estudantes do ensino médio, em um investimento total de aproximadamente R$ 4,3 milhões. Considerando o valor destinado à conexão de internet que acompanha os dispositivos, o montante sobe para R$ 4.728 milhões.

Estudantes da Escola Estadual Henrique Lima comemoram a chegada dos novos tablets entregues pelo governo do Acre. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Conduzida pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), a iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso dos estudantes às ferramentas digitais, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica, interativa e alinhada à realidade dos jovens. Desde o início do segundo semestre, o Departamento de Tecnologias Educacionais e da Informação (Detei) vem coordenando a entrega dos tablets nas escolas da rede estadual.

Para o secretário de Educação, Aberson Carvalho, a entrega representa mais do que acesso a um equipamento. “É a ampliação das oportunidades de aprendizagem, de pesquisa e de desenvolvimento dos nossos estudantes. Esse investimento de mais de quatro milhões de reais demonstra o compromisso do governo do Acre em garantir uma educação pública de qualidade, conectada ao futuro e que prepara nossos jovens para os desafios do Enem, do mercado de trabalho e da vida”, declarou.

Recurso essencial

Nesta quinta-feira, 16, foi a vez dos alunos da Escola Estadual Henrique Lima, localizada no bairro Calafate, em Rio Branco, celebrarem a chegada de 370 novos dispositivos. A ação beneficia estudantes da 1ª e 2ª séries do ensino médio, que agora poderão contar com o apoio tecnológico para estudos, pesquisas e atividades escolares.

Entrega faz parte do plano estadual de inclusão digital que prevê a distribuição de 10 mil tablets em 2025. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Eu vou estudar muito com esse tablet. Vai me ajudar a pesquisar as coisas com a internet também. O governo está ajudando a gente e isso é muito importante. Eu quero cursar Medicina, e o tablet vai ser essencial nessa preparação”, contou o estudante John Carlos Dantas, de 15 anos, empolgado com a novidade.

Para a colega Dhennefer Cavalcante, também de 15 anos, o dispositivo é uma oportunidade para aprender de forma mais interativa: “Vai ajudar a gente a pesquisar, fazer PDF e preparar trabalhos que antes não podíamos fazer no celular. Agora, com o tablet, vai ser mais fácil estudar e se preparar para o Enem. Eu estou muito feliz, 100%”, disse, sorrindo.

Alunos da 1ª e 2ª séries do ensino médio agora contam com mais uma ferramenta para fortalecer os estudos e a preparação para o Enem. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“A chegada dos tablets é muito importante, pois torna o aprendizado mais dinâmico e atrativo. Os estudantes têm acesso a livros digitais, vídeos, dicionários e atividades interativas que estimulam a leitura, a escrita e a pesquisa. Além disso, promove autonomia, inclusão digital e prepara os jovens para o mundo atual”, ressaltou a professora de língua portuguesa, Romilda Moreira.

O gestor da escola, Roberval de Lima, ressaltou que o investimento em tecnologia vem acompanhado de outras melhorias estruturais e pedagógicas:

Mais de sete mil tablets já foram entregues em todo o estado; a meta é chegar a dez mil até o fim do ano. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Vivemos num mundo globalizado, e essa ação vem unir prática e ensino. O uso dos tablets vai melhorar a pesquisa em sala de aula, já que o celular é proibido. A escola, os alunos e toda a comunidade escolar só têm a ganhar. Além disso, a SEE tem feito um trabalho muito importante: a escola passou por reforma, recebeu uniformes, melhorias na iluminação e autonomia na manutenção dos equipamentos, o que tem feito toda a diferença no nosso dia a dia”.

Até o momento, cerca de sete mil tablets já foram distribuídos em escolas de ensino médio e turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o estado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre inaugura Ponte da Sibéria neste domingo

Raimundo Souza

Rio Branco é a capital mais arborizada do Brasil, com mais 32% de área verde

Marcio Nunes

Segurança Pública promove curso para treinar cães detectores de drogas

Kevin Souza

Justiça Federal proíbe remoções forçadas de pessoas em situação de rua em Belém

Redacao

Conversas de Eduardo aumentam pressão para PL ceder à anistia sem Bolsonaro

Raimundo Souza

Juiz de Direito sofre infarto dentro de casa e é socorrido pelo Samu em Rio Branco

Jamile Romano