32.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreEsportesGeral

Após marca inédita, acreano Manex Silva disputa os 10 km livre no esqui cross-country em Milão-Cortina 2026

Publicado em 12/02/2026

Depois de alcançar o melhor resultado da história do Brasil no esqui cross-country em Jogos Olímpicos de Inverno, o acreano Manex Silva volta a competir nesta sexta-feira (13), na prova dos 10 km estilo livre, com largada intervalada. A disputa está marcada para as 8h30 (horário de Brasília), em Milão-Cortina 2026. As informações foram divulgadas pelo ge.globo/AC.

Manex ganhou destaque ao participar do sprint livre da modalidade, concluindo a prova em 3min25s48. O tempo garantiu ao atleta a 48ª colocação geral — a melhor já registrada por um brasileiro na categoria masculina do esqui cross-country em Olimpíadas de Inverno.

Apesar de não ter avançado às quartas de final, o desempenho foi considerado histórico e reforça a crescente presença do Brasil — especialmente da Região Norte — em modalidades tradicionais de países com clima frio.

Trajetória internacional

Natural de Rio Branco, Manex Silva se mudou ainda criança para a Espanha, onde vive desde os dois anos de idade com a família. O nome, pronunciado como “Manesh”, é de origem basca. Ele também carrega o sobrenome Salsamendi, herdado do pai.

Mesmo vivendo na Europa, o atleta representa o Brasil nas competições internacionais e tem se consolidado como um dos principais nomes do país nos esportes de inverno.

Na prova dos 10 km livre, Manex busca manter o bom desempenho e seguir ampliando os feitos inéditos do esqui cross-country brasileiro em Jogos Olímpicos de Inverno.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

COP 28; Mulheres e crianças são 14 vezes mais vulneráveis a desastres naturais, alerta Socorro Neri

Marcio Nunes

Veja a lista de feriados nacionais e pontos facultativos em 2024

Jamile Romano

No GP da Hungria, Oscar Piastri tem a primeira vitória na F1

Raimundo Souza

Senac Acre celebra formatura dos alunos do Novo Ensino Médio em Feijó

Marcio Nunes

Produção agrícola do Acre cresceu 101% nos últimos 6 anos

Raimundo Souza

Moraes autoriza visita de Michelle a Bolsonaro na prisão neste domingo

Raimundo Souza