24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Alunos da rede pública são premiados durante etapa estadual do “Prêmio MPT na Escola – Edição 2024”

Atualizada em 21/11/2024 11:21
                 Nesta terça-feira (19), o Sebrae participou da cerimônia do “Prêmio MPT na Escola” e “Prêmio Segurança e Saúde nas Escolas”, realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT/AC) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEE). A iniciativa, voltada para estudantes de escolas estaduais e municipais, busca incentivar crianças e adolescentes a abordarem temas como o combate ao trabalho infantil e incentivo à segurança no ambiente escolar, contribuindo para a erradicação da prática e conscientização da sociedade sobre o assunto.
              Com as categorias Conto, Poesia, Música e Desenho, o prêmio é dividido em três grupos, destinado aos diferentes níveis de escolaridade dos participantes, sendo eles: Combate ao Trabalho Infantil (4º e 5º ano do Ensino Fundamental I); Profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional (6º e 7º ano do EF II); e, Segurança e Saúde nas Escolas e no Trabalho (8° e 9° ano do EF II).
             O Projeto do MPT/AC integra o Programa Educação que Transforma do SEBRAE, que visa tornar a educação empreendedora acessível a todos, desenvolvendo as habilidades e competências empreendedoras junto a estudantes, educadores e gestores, favorecendo a construção de projetos dentro do ambiente escolar e fortalecendo a rede pública estadual de ensino.
                A edição de 2024 conta com a participação da Escola Municipal Bela Flor, de Epitaciolândia; Escola Estadual Instituto Odilon Pratagi, de Brasiléia; Escola Estadual Raimundo Magalhães, de Sena Madureira; e Escola Municipal Ismael Gomes, de Rio Branco.
                Para o gerente de Desenvolvimento do Ambiente de Negócios do Sebrae, Marcelo Macedo, a parceria da instituição junto ao MPT/AC e as Secretarias de Educação, é essencial para a transformação da sociedade. “O Sebrae, através da Educação Empreendedora, oferece conhecimento para as crianças sobre os seus direitos e isso muda não só a vida delas, mas também a realidade dos municípios, e nós nos sentimentos muito gratos de atuar junto a essas instituições”, disse. O gerente destaca que o prêmio é uma forma de reconhecer o trabalho das crianças, além de fortalecer a compreensão da temática.
                O diretor da Escola Municipal Ismael Gomes, Elismar Pereira, reitera a importância do Sebrae e o mérito das crianças. “Sair da escola e vir para um ambiente aconchegante como o Sebrae, para receber uma premiação que reconhece o esforço das nossas crianças, é muito gratificante para nós [corpo docente], mas também para eles”, afirma.
                De acordo com o procurador do trabalho do MPT/AC, Roberto Vignoli, o projeto é uma forma de atuação estratégica e que entende a educação como o fator mais importante no processo de erradicação do trabalho infantil. “Esse trabalho, que foge da atuação tradicional e investigativa, busca não só combater o trabalho infantil, mas erradicá-lo. E isso vai acontecendo através da capacitação dos professores, do repasse desse conhecimento aos estudantes e envolvendo as crianças”, destacou.
Conheça os vencedores
Grupo 1 – Combate ao Trabalho Infantil
1° lugar: Conto – Maria Eduarda Araújo Silva (E.M. Ismael Gomes)
1° lugar: Poesia – Naely Sofia Lopes Albuquerque (E.E. Raimundo Magalhães)
1° lugar: Música – Yohana Johann de Oliveira (E.M. Bela Flor)
1° lugar: Desenho – Brenda Eloá Costa Lima (E.M. Ismael Gomes)
Grupo 2 – Profissionalização do(a) adolescente/aprendizagem profissional
1° lugar: Conto – Marcelle Cristina O. Diniz e Sarah Souza Pineze (E.E. Instituto Odilon Pratagi)
1° lugar: Poesia – Taciane Souza Lopes (E.E. Raimundo Magalhães)
Prêmio Segurança e Saúde nas Escolas
1° lugar: Música – Aryanne Alves de Lima, Aryne Badotti Pessoa, Jhoana Letícia R. Rojas Lima, João Pedro Lira da Souza e Roan Pablo dos Santos Silva (E.E. Instituto Odilon Pratagi)
1° lugar: Desenho – Ellyza Maria Soriano Barroso e Isabel Matias Gomes (E.E. Instituto Odilon Pratagi)
[Assessoria de Comunicação do Sebrae no Acre]

Artigos Relacionados

Com o lançamento de programas em 2024, Fapac incentiva o desenvolvimento de pesquisas no estado

Raimundo Souza

Prefeitura realiza grande mutirão nesta quinta-feira, no Tancredo Neves

Jamile Romano

Governo do Acre sanciona lei para enfrentar superendividamento dos acreanos

Jamile Romano

Com aulas suspensas por causa da fumaça, alunos da rede estadual no AC devem ter atividades complementares de forma remota

Jamile Romano

População ocupada no comércio do Acre chega a 20.257 mil e supera patamar pré-pandemia, aponta pesquisa do IBGE

Jamile Romano

Estado realiza limpeza de terrenos ocupados irregularmente no bairro Cidade do Povo

Marcio Nunes