35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre tem maior elevação no volume de serviços do país e comércio varejista se mantém em alta, aponta IBGE

Publicado em 15/05/2025

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15, os indicadores que avaliam o setor de serviços e vendas do comércio varejista e ampliado. De acordo com o levantamento, a variação do setor de serviços no Acre, de 4,3%, foi a maior do país, acima até da média nacional, que ficou em 0,3%.

A ampliação foi registrada comparando fevereiro e março deste ano. Quando avaliado março do ano passado e deste ano, o acréscimo foi maior, de 7,2%. No acumulado do ano o índice é de 2,4%.

Já no comércio varejista, o aumento foi de 0,1%, considerando fevereiro e março. No mesmo período, o comércio varejista ampliado registrou subida de 2%. Quando o período de comparação é março deste ano com o do ano passado, o acréscimo foi de 2,4% e 1% no comércio varejista e ampliado, respectivamente.

O setor de serviços é muito diverso, abrangendo desde pequenas mercearias até grandes empresas financeiras e tecnológicas, além de entretenimento, sendo um dos principais responsáveis pelo Produto Interno Bruto (PIB) do país. O governador Gladson Camelí avalia os índices como positivos e reflexo de uma política que tem feito de mãos dadas com a iniciativa privada.

“Em minha missão como governador e cidadão que luta pelo progresso do nosso estado, estou à disposição para permanecer trabalhando em prol não somente do serviço público, mas também das empresas que acreditam no desenvolvimento social e econômico do Acre”, frisou.

Devido à sua diversidade e ao grande número de atividades envolvidas, o setor de serviços oferece um vasto potencial de empregabilidade, o que garante que o fortalecimento do setor é de fundamental importância para a economia do estado.

“Com a iniciativa privada fortalecida, haverá mais uma opção de atrativos comerciais e estaremos estimulando a geração de emprego e renda entre a nossa população, além de movimentar diversos setores do comércio em todo o estado”, analisa.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sejusp desenvolve ferramenta tecnológica que facilita acesso as informações da segurança pública

Marcio Nunes

Governo promove formação com Organismos de Políticas para Mulheres sobre violência sexual

Marcio Nunes

Tarauacá e Mâncio Lima decretam situação de emergência devido às cheias dos rios

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco recebe carretas com tubulação para reconstrução da ETA II

Jamile Romano

Petecão propõe descentralização de fundos e modernização dos serviços na reestruturação da Sudam

Marcio Nunes

MPAC regulamenta cota para contratação de mulheres vítimas de violência doméstica

Jamile Romano