25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Geral

Acre representa a estados painel sobre financiamento climático na COP28

Lideranças ambientais de países que possuem florestas tropicais estiveram reunidas nesta quarta-feira, 6, no Pavilhão Nature Positive, na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes, para uma discussão técnica sobre como o financiamento de carbono pode apoiar NDCs e uma ação climática ambiciosa na natureza.

NDC é uma sigla em inglês para Contribuição Nacionalmente Determinada, que envolve compromissos voluntários criados por países signatários do Acordo de Paris. Joe Walston, que é vice-presidente da Global Coonservations (WCS), organização internacional que mediou o debate, destacou que o Brasil possui grande conhecimento para compartilhar com o mundo, principalmente no que diz respeito a levar qualidade de vida de forma sustentável para quem vive da floresta.

Convidada para discorrer sobre o assunto representando os estados da Amazônia Legal, a secretária de Estado do Meio Ambiente do Acre (Sema), Julie Messias, que também é presidente da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores, Brasil e presidente do Fórum de Secretários da Amazônia Legal, falou que o Acre, embora seja um estado pequeno e que está na Amazônia, foi audacioso a ponto de ser pioneiro na implantação do projeto de REDD+ que, desde 2019, está em execução trazendo excelentes resultados.

“Temos um projeto que vem sendo executado, o Programa REM do Banco Alemão KFW, que remunera os resultados obtidos na redução das emissões de CO2”, afirmou.

Ainda de acordo com a gestora, esse pagamento por resultados é uma garantia de um ambiente legal e de políticas públicas que permitem a implementação de projetos para que os compromissos do país possam ser alcançados.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Serasa abre dia de negociação de dívidas

Redacao

Paciente do primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no Acre continua internado no Pronto-Socorro

Kevin Souza

Sesacre encerra Outubro Rosa com mais de 500 mamografias realizadas no Cecon

Raimundo Souza

Mutirão de saúde do governo do Acre realiza mais de 300 atendimentos e cirurgias para mulheres neste sábado

Raimundo Souza

O CEO da Santa Casa da Amazônia/Acre Dr. José Aleksandro deseja um Feliz Natal para todos os servidores, parceiros e amigos

Raimundo Souza

Prefeito, vice-prefeito e vereadores de Rio Branco tomam posse hoje, 1º de janeiro, ás 17:h

Raimundo Souza