24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre registrou 84 registros de conflitos de terra em 2023; quase metade dos conflitos no campo no Brasil foram na Amazônia

O Acre foi o quinto estado da Amazônia Legal em conflitos de terra durante o ano de 2023. Ao todo, foram registradas 84 ocorrências do tipo que afetaram ao menos 8.656 famílias em toda a região. O número é maior que o registrado no ano anterior, quando foram registrado 60 conflitos e 8 mil famílias atingidas.

Os dados fazem parte do relatório ‘Conflitos no Campo Brasil 2023’ divulgado pela Comissão Pastoral da Terra. Em todo o país foram 2.203 embates, desses, quase metade ocorreram em estados da Amazônia Legal, 1.034.

Amazônia Legal é um termo que compreende sete estados da Região Norte do Brasil mais o Maranhão e o Mato Grosso. Em termos de extensão territorial, a área corresponde a 60% do país.

De acordo com o relatório, esse foi o terceiro ano com maior número de conflitos da série histórica, em 1º lugar está 2020 com 1.167 ocorrências, e em seguida, 2022 com 1.117 conflitos.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Piloto e passageira de aeronave que caiu no Acre há mais de 50 dias seguem internados no Amazonas

Jamile Romano

Inscrições do processo seletivo do Ieptec com vagas para profissional bolsista docente mensalista se encerram nesta quarta

Jamile Romano

Semulher realiza encontro com instituições de apoio às mulheres LBT+ para desenvolver políticas públicas

Marcio Nunes

Nova lei altera regras sobre ICMS para setor de alimentação no Acre; entenda o que muda

Kevin Souza

Sindmed-AC estima que Sesacre deve cerca de R$ 700 mil em remunerações cortadas ilegalmente

Jamile Romano

Em defesa da PC, Afonso Fernandes afirma que há transparência e democracia no governo

Marcio Nunes