22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 6 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre registrou 84 registros de conflitos de terra em 2023; quase metade dos conflitos no campo no Brasil foram na Amazônia

Atualizada em 09/05/2024 10:12

O Acre foi o quinto estado da Amazônia Legal em conflitos de terra durante o ano de 2023. Ao todo, foram registradas 84 ocorrências do tipo que afetaram ao menos 8.656 famílias em toda a região. O número é maior que o registrado no ano anterior, quando foram registrado 60 conflitos e 8 mil famílias atingidas.

Os dados fazem parte do relatório ‘Conflitos no Campo Brasil 2023’ divulgado pela Comissão Pastoral da Terra. Em todo o país foram 2.203 embates, desses, quase metade ocorreram em estados da Amazônia Legal, 1.034.

Amazônia Legal é um termo que compreende sete estados da Região Norte do Brasil mais o Maranhão e o Mato Grosso. Em termos de extensão territorial, a área corresponde a 60% do país.

De acordo com o relatório, esse foi o terceiro ano com maior número de conflitos da série histórica, em 1º lugar está 2020 com 1.167 ocorrências, e em seguida, 2022 com 1.117 conflitos.

Artigos Relacionados

Durante a votação, Flaviano declara que acredita na vitória de Marcus e que haverá um segundo turno.

Raimundo Souza

Governo do Acre destaca avanços com a construção de novas unidades habitacionais em 2024

Raimundo Souza

Financiados por Lei Paulo Gustavo, curtas-metragens de diretores acreanos estreiam no Teatro Hélio Melo

Raimundo Souza

Governador e secretários ajustam últimos preparativos para o 27° Fórum de Governadores, que acontecerá no Acre

Jamile Romano

MPAC promove atividades voltadas para pessoas com TEA em Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Ieptec recebe garantia de recursos para a educação profissional e tecnológica no Acre

Marcio Nunes