24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre reduz em 73% o número de focos de queimadas em julho

O Acre reduziu em 73% o número de focos de queimadas em julho 2025, se comparado com o mesmo período de 2024. Os dados foram qualificados e quantificados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), que subsidia os órgãos que fazem parte da agenda ambiental no enfrentamento aos eventos extremos, e são baseados nas análises do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De 1º a 31 de julho de 2025 o estado registrou 163 focos de queimadas, sendo que no mesmo período de 2024 foram detectados 603. O governo do Acre tem atuado junto aos órgãos não apenas estaduais, mas também federais, e não tem medido esforços neste enfrentamento aos ilícitos ambientais.

A redução demonstra o compromisso do estado em trabalhar com as ações de fiscalização, sensibilização, por meio da educação ambiental, realização de mutirões de regularização ambiental, lançamento da campanha “Respeite a Vida: Não Desmate, Não Queime”, e a Operação Contenção Verde, deflagrada ainda em fevereiro deste ano, realizada de forma contínua, e que está em sua 3ª fase.

O presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), André Hassem, reforça que o Acre tem atuado diuturnamente no enfrentamento aos crimes contra o meio ambiente, não apenas como forma punitiva, mas também educativa. Ele reafirma que a atuação conjunta dos órgãos, com a coordenação da Casa Civil, tem feito a diferença no trabalho integrado.

“É realmente uma união entre todos os órgãos, tanto do governo estadual, como federal. Os dados de redução são analisados pelo Cigma, diretamente ligado à Secretaria de Meio Ambiente e são usados por todos nós no enfrentamento. O Imac, como principal órgão executor e fiscalizador, tem trabalhado com todos os técnicos em campo, em conjunto com os demais entes que fazem parte da agenda ambiental, e podemos ver que estamos no caminho certo e que não podemos parar”, ressaltou.

Redução na Amazônia Legal

Os focos de queimadas também reduziram em toda a Amazônia Legal. Em julho de 2025 foram registrados 2.183 focos. Para o mesmo período em 2024 (1 a 31 de julho) foram 11.434 focos, uma redução de 81%.

Entre os estados que compõem essa região, o Pará apresentou 837 focos, seguido de Mato Grosso, com 558 focos; Amazonas, com 278 focos; Rondônia, com 176 focos; Acre com 163 focos, seguido do Maranhão, 132; Roraima, 18 focos; Tocantins,16; e Amapá, com cinco focos.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

PP oficializa apoio a Davi Alcolumbre para presidência do Senado

Marcio Nunes

URGENTE: Gilmar Mendes suspende julgamento de Gladson Cameli no STJ

Kevin Souza

Sinteac emite nota em defesa da dignidade das crianças e da proteção das escolas rurais so Acre

Marcio Nunes

Em três dias, mutirão de cirurgias de joelho opera 20 pessoas no Hospital do Juruá

Jamile Romano

Governo incentiva organização social de agricultores familiares da comunidade Iquiri em Senador Guiomard

Raimundo Souza

Mais de mil famílias são beneficiadas com ponte concluída pelo governo em Cruzeiro do Sul

Kevin Souza