23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre reduz em 13% o número de mortes violentas

Publicado em 13/03/2024

O estado do Acre reduziu em 13% o número de mortes violentas registrados em 2023. O levantamento feito pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) aponta que em 2022 foram 236 mortes violentas, já em 2023 foram registradas 206 em todo Acre, apresentando uma redução de 12,71%.A pesquisa aponta, ainda, que os municípios que apresentaram maior redução são Porto Walter, Tarauacá e Acrelândia, sendo 100%, 90% e 83% de redução, respectivamente.

O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, atribui a queda no número de mortes violentas em todo o estado do Acre aos esforços de governo, por meio da atuação das forças de segurança. “A redução é resultado do trabalho conjunto do sistema integrado de segurança pública, das capacitações, das operações, dos investimentos em armamentos e de toda a infraestrutura que o Estado nos fornece para garantir mais segurança para a população acreana”, destacou.

O chefe do Departamento de Inteligência de Estatística e Análise Criminal da Diretoria de Inteligência da Sejusp, Nilber Chaves, destaca que o levantamento é importante para melhorar as estratégias de segurança para a redução desse tipo de crime.

“Com os relatórios estatísticos de análise criminal, nós pontuamos alguns lugares onde há maior incidência, pontuando os bairros mais violentos de cada município, assim como também os dias da semana que mais ocorrem e os horários. Isso serve para direcionar o policiamento de cada região, onde o gestor da aérea tem uma base para direcionar seus policiais para esses locais e, com isso, chegamos a essas reduções”, disse.

O estudo considera as mortes causadas por homicídios, feminicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e morte em decorrência de ação policial.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lançamento da 20ª edição da Expoacre Juruá é marcado para próximo dia 21

Jamile Romano

Governo do Acre anuncia realização da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente com o tema “Emergência Climática: os desafios da transformação ecológica”

Raimundo Souza

Prefeito de Rio Branco participa da Semana Internacional do Café em Belo Horizonte e valoriza a cafeicultura acreana

Raimundo Souza

Deputado Federal Dr. Eduardo Veloso: Resex Chico Mendes; veja o vídeo

Raimundo Souza

Pacientes operados em mutirão de cirurgias ortopédicas iniciam acompanhamento fisioterapêutico oferecido pelo Estado

Marcio Nunes

Governo do Acre e Sebrae vão investir R$ 2,5 milhões para impulsionar micro e pequenas empresas

Raimundo Souza