24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre recebe novo medicamento que facilita tratamento contra HIV

Um avanço significativo no tratamento contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV) chega ao Sistema Único de Saúde (SUS), no Acre, com a incorporação do medicamento Dovato. A novidade consiste na combinação dos antirretrovirais dolutegravir e lamivudina, ambos já disponíveis no SUS, em um único comprimido diário.

O Estado do Acre recebeu cerca de 7.500 comprimidos na primeira remessa e já está realizando a distribuição aos pacientes no Serviço de Assistência Especializada (SAE).  Anteriormente, o tratamento do HIV envolvia combinações complexas de medicamentos de diversas classes, mas, com o Dovato, os pacientes agora têm a praticidade de ingerir uma dose única por dia.

De acordo com o Ministério da Saúde, a terapia de um comprimido será gradual e contínua, destinada a pacientes com 50 anos ou mais, adesão regular ao tratamento, carga viral inferior a 50 cópias/ml no último exame e que tenham iniciado a terapia dupla até 30 de novembro de 2023.

“Essa incorporação do Dovato é uma conquista significativa para os pacientes com HIV no Acre. A simplificação do tratamento com um único comprimido diário representa um avanço importante, tornando a terapia mais acessível e eficaz”, destacou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

Entre 2017 e 2021, o HIV causou a morte de mais de 59 mil pessoas no Brasil, tornando a chegada do Dovato uma esperança para melhorar a eficácia do tratamento e reduzir as estatísticas de óbitos relacionados à doença.“O novo medicamento no SUS é uma vitória na luta contra o HIV. A terapia simplificada não apenas facilitará a adesão dos pacientes, mas também tem o potencial de transformar positivamente a qualidade de vida daqueles que vivem com o vírus”, ressaltou Jozadaque Beserra, Chefe do Núcleo Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Sesacre.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Cruzeiro do Sul: MPAC ajuíza ação civil pública para regularização do Centro de Zoonoses

Jamile Romano

Ricardo Araújo, superintendente do DNIT, afirma que a BR-364 ficou em segundo plano durante o Governo de Jair Bolsonaro

Raimundo Souza

Acre ocupa 2º lugar em ranking de criação de empregos por micro e pequenas empresas em junho

Jamile Romano

Pai de biomédico faz declaração ao filho morto em acidente: “Você fechou os olhos e alguém voltou a enxergar”

Jamile Romano

Secretaria de Educação destina caixas d’água às escolas para enfrentar crise hídrica

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco distribui 660 cestas básicas para produtores rurais afetados por desastres naturais

Marcio Nunes