28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre pede urgência na destinação de recursos internacionais para resposta às emergências climáticas

Atualizada em 27/09/2024 09:03

O governo do Acre participou de um importante encontro promovido pela organização norte-americana sem fins lucrativos Emergent, que atua conectando países com florestas tropicais e o setor privado, para financiamento de políticas públicas voltadas para redução de emissões provenientes do desmatamento, na Semana do Clima, em Nova York, que acontece de 22 a 29 de setembro.

A secretária de Povos Indígenas do Acre, Francisca Arara, foi convidada a compor o painel composto por uma seleta plateia de empresários das maiores multinacionais do mundo, empenhados em unir esforços para proteção das florestas no Brasil.

Na abertura, o cientista sênior da Amazon e líder técnico e estratégico da equipe de neutralização de carbono da Amazon, Jamey Mulligan, reafirmou o compromisso climático de apoiar o processo de descarbonização junto aos estados brasileiros.

“A Amazon tem o compromisso com a ciência climática para a descarbonização. Desde 2020, a Amazon começou a pensar na questão da preservação ambiental por meio do desenvolvimento ambiental. Assim, temos um acordo com estados brasileiros que precisam de recursos para desenvolverem de maneira sustentável, conservando as florestas e dando sustentação aos seus povos originários”, disse.

Ao pedir urgência na liberação de recursos internacionais, Francisca Arara destacou a importância de desburocratizar o processo de destinação de recursos das empresas e entidades internacionais.

“É papel das empresas e dos governos aliados apoiar a causa ambiental e criar mecanismos para que os recursos cheguem na ponta, uma vez que temos sofrido com eventos extremos de enchentes e secas severas cada vez mais frequentes. A burocracia tem emperrado a chegada desses recursos. Enquanto isso, sofremos sérios problemas climáticos. No Acre, o governador Gladson Cameli tem adotado uma série de iniciativas para minimizar esses danos com a participação, a escuta e respeito aos povos indígenas. É muito importante esse olhar dos investidores, pois o Acre tem  lições e bons exemplos”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Reinauguração do Arena da Floresta: regras de segurança para o amistoso entre Santa Cruz e Flamengo Sub-20

Raimundo Souza

Nadson o Ferinha é o primeiro show confirmado para a Expoacre 2024 em Rio Branco

Jamile Romano

Railson o Delegado mantém a vantagem e é eleito com 49,99% dos votos em Feijó.

Raimundo Souza

Governo anuncia estande tecnológico para exibir pontos turísticos na Expoacre

Jamile Romano

Secretaria Municipal de Educação forma coordenadores pedagógicos das escolas de ensino fundamental

Marcio Nunes

Iapen e TJ realizam oficina de Justiça Restaurativa em Divisão de Estabelecimento Penal Feminino de Rio Branco

Jamile Romano