24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre pede urgência na destinação de recursos internacionais para resposta às emergências climáticas

O governo do Acre participou de um importante encontro promovido pela organização norte-americana sem fins lucrativos Emergent, que atua conectando países com florestas tropicais e o setor privado, para financiamento de políticas públicas voltadas para redução de emissões provenientes do desmatamento, na Semana do Clima, em Nova York, que acontece de 22 a 29 de setembro.

A secretária de Povos Indígenas do Acre, Francisca Arara, foi convidada a compor o painel composto por uma seleta plateia de empresários das maiores multinacionais do mundo, empenhados em unir esforços para proteção das florestas no Brasil.

Na abertura, o cientista sênior da Amazon e líder técnico e estratégico da equipe de neutralização de carbono da Amazon, Jamey Mulligan, reafirmou o compromisso climático de apoiar o processo de descarbonização junto aos estados brasileiros.

“A Amazon tem o compromisso com a ciência climática para a descarbonização. Desde 2020, a Amazon começou a pensar na questão da preservação ambiental por meio do desenvolvimento ambiental. Assim, temos um acordo com estados brasileiros que precisam de recursos para desenvolverem de maneira sustentável, conservando as florestas e dando sustentação aos seus povos originários”, disse.

Ao pedir urgência na liberação de recursos internacionais, Francisca Arara destacou a importância de desburocratizar o processo de destinação de recursos das empresas e entidades internacionais.

“É papel das empresas e dos governos aliados apoiar a causa ambiental e criar mecanismos para que os recursos cheguem na ponta, uma vez que temos sofrido com eventos extremos de enchentes e secas severas cada vez mais frequentes. A burocracia tem emperrado a chegada desses recursos. Enquanto isso, sofremos sérios problemas climáticos. No Acre, o governador Gladson Cameli tem adotado uma série de iniciativas para minimizar esses danos com a participação, a escuta e respeito aos povos indígenas. É muito importante esse olhar dos investidores, pois o Acre tem  lições e bons exemplos”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo e Prefeitura de Rio Branco garantem linha de ônibus exclusiva para a Comic Nerd 2025

Redacao

Consulta para atualização da repartição de benefícios é marcada pelo diálogo e eleição dos delegados da Regional Tarauacá-Envira

Raimundo Souza

Expoacre terá rede de restaurantes com pratos típicos da gastronomia peruana

Raimundo Souza

Retorno do Refis promete fortalecer economia, emprego e renda no Acre

Marcio Nunes

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, profissionais alertam sobre quando buscar ajuda e como apoiar quem sofre

Redacao

Segurança Pública realiza operação com foco no combate à criminalidade em Rio Branco

Jamile Romano