25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Acre participa do 1º Congresso Internacional de Segurança de Fronteira


O Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), participou do primeiro Congresso Internacional de Segurança de Fronteira (CISFAL), realizado nesta semana, em Cuiabá. As Assembleias Legislativas de Mato Grosso e Rondônia promoveram, em parceria, o evento que reuniu autoridades, especialistas e parlamentares para discutir estratégias de enfrentamento ao tráfico de drogas, armas e pessoas nas regiões de fronteira do Brasil.

Autoridades civis e militares se reuniram no 1º Congresso Internacional de Segurança de Fronteira, que trouxe ao debate estratégias e soluções conjuntas para combater o crime organizado nas fronteiras do Brasil. Foto: cedida

O evento surge como um marco no fortalecimento da integração entre os poderes legislativos estaduais e as forças de segurança, trazendo ao debate temas centrais como operações conjuntas, cooperação internacional e políticas públicas de proteção da sociedade.

Evento evidencia marco entre os poderes legislativos estaduais e as forças de segurança. Foto: cedida

Entre os presentes, destacou-se o coordenador do Grupo Especial de Fronteira do Acre (Gefron), Assis dos Santos, que palestrou sobre o trabalho desenvolvido pela unidade no combate aos crimes transfronteiriços e ressaltou a importância do congresso para consolidar novas frentes de cooperação e inteligência no enfrentamento ao crime organizado. “Estarmos aqui neste debate, fortalece nossas atuações tanto de planejamento, quanto de ações para o enfrentamento mais eficaz dos crimes realizados nas fronteiras dos nossos Estados”, disse.

Assis dos Santos explicou o trabalho desenvolvido pelo Gefron no Acre. Foto: cedida

A participação reforça o compromisso do estado em ampliar parcerias e fortalecer a integração entre as forças de segurança que atuam na região de fronteira, considerada estratégica no combate ao crime organizado na Amazônia.

Segundo os organizadores, o objetivo é que o Cisfal se torne referência anual no calendário da segurança pública, ampliando o diálogo entre Brasil e países vizinhos e buscando soluções inovadoras para garantir mais tranquilidade e segurança à população.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre decreta situação de emergência em saúde pública por conta do aumento de casos de dengue, Zika e Chikungunya

Jamile Romano

Prefeitos de Rio Branco e Marechal Thaumaturgo discutem parceria e sustentabilidade em encontro na capital

Raimundo Souza

Dois detentos furam buraco em laje e fogem de presídio em Cruzeiro do Sul; Iapen inicia buscas

Jamile Romano

Governo do Acre reúne mais de 500 pessoas em evento sobre inclusão e reabilitação de pessoas com deficiência

Raimundo Souza

Atleta da natação conquista a primeira medalha de ouro para o Acre durante os JEBs

Redacao

Idosa receberá R$14 mil após cair em fossa dentro de hospital no Acre

Kevin Souza