23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Acre integra painel ‘Cacau amazônico: inovação, conservação e mercado global’ na COP30

Publicado em 21/11/2025

O Acre participou, nesta quinta-feira, 20, do painel “Cacau amazônico: inovação, conservação e mercado global”, em encontro realizado no Hub Amazônia do Consórcio Interestadual da Amazônia (CAL), no âmbito da Green Zone da COP30, em Belém (PA).

Painel contou com a presença dos secretários de agricultura dos estados e técnicos. Foto: Janine Brasil/Secom

Representado pelo chefe da Divisão de Produção Familiar da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), engenheiro agrônomo Marcos Rocha, ao lado de gestores públicos do Pará e Amapá, o Estado mostrou, no painel, como conecta produção, beneficiamento, inovação e acesso ao mercado, valorizando agricultores familiares, comunidades tradicionais e empreendimentos locais que têm impulsionado o cacau acreano como produto de identidade amazônica.

A moderação do debate ficou por conta do secretário executivo do CAL, Marcello Brito. Os demais painelistas foram o pesquisador do Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Amapá (Ipea), Marcelo Carin; o diretor de Comunidades Tradicionais e Comercialização, da Secretaria de Agricultura Familiar do Pará, Anderson Serra; a representante da Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP), Marta Silva; e o superintendente da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) Pará e Amazonas, Raul Guimarães.

Painel foi realizado na Grren Zone da COP30. Foto: Janine Brasil/Secom

Sobre a produção cacaueira, os participantes debateram aspectos como a exportação, as especificidades de cada região, problemas como a monilíase – doença causada pelo fungo Moniliophthora roreri, que ataca diretamente os frutos -, e a implementação dos Sistemas Agroflorestais (SAFs), entre outros assuntos.

“O cacau tem um papel estratégico para o desenvolvimento do Acre. Essa cadeia produtiva gera renda para centenas de famílias, fortalece a agricultura familiar e impulsiona a economia rural com uma atividade sustentável e de alto valor. Na Seagri, temos atuado para estruturar a cadeia do cacau, desde a assistência técnica até a abertura de novos mercados”, relatou Marcos Rocha.

Marcos Rocha, da Seagri, relatou as iniciativas da produção cacaueira no Acre. Foto: Janine Brasil/Secom

Sobre o painel, o secretário adjunto da Seagri, Edivan Azevedo, que também é coordenador da Câmara Setorial de Agricultura e Economia Verde do CAL e presidente da Câmara Intersetorial de Segurança do Acre (Caisan-AC), observou: “Discutimos o modelo de inovação, conservação e mercado global do produto, abordando a rota do cacau desenhada e executada pela Seagri”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Dia do Trabalhador: confira o que abre e fecha durante o feriado de 1° de maio

Jamile Romano

Policia Civil realiza operação contra servidores da Sefaz e empresários envolvidos em sonegação de impostos

Marcio Nunes

Educação do Acre realiza atualização dos referenciais curriculares da BNCC Computação

Redacao

MPAC está entre os dez Ministérios Públicos com maior interação nas redes sociais

Raimundo Souza

Céu de Rio Branco recebe espetáculo inédito de drones na noite deste sábado

Raimundo Souza

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos

Raimundo Souza