23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre inova ao sediar evento socioeconômico e fiscal nacional com descarbonização em benefício do meio ambiente

Publicado em 26/06/2025

Protagonista de pautas ambientais, o Acre tem se mostrado um estado onde a sustentabilidade anda de mãos dadas com a tecnologia e a inovação, sendo o primeiro do país a lançar um aplicativo digital que mede a emissão de carbono de um turista que chega ao extremo oeste do país para uma jornada mais sustentável em sua passagem. Por se encontrar na vanguarda da implementação de políticas de sustentabilidade, o estado inovará ao sediar, na próxima semana, um evento socioeconômico e fiscal nacional ao realizar a campanha Carbon Free, com a descarbonização, por parte dos visitantes, em benefício do meio ambiente.

Com essa proposta de conscientizar as comitivas estaduais que chegam de todo o país para a realização da 49ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz) e da 197ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que serão realizadas de 2 a 4 de julho, o governo do Estado promoverá uma força-tarefa estratégica durante o evento, para que os visitantes zerem suas emissões de gás de efeito estufa (GEE) na atmosfera, por meio da ativação de créditos de carbono.

A iniciativa Carbon Free é fruto de uma articulação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) com a Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA) e consiste na realização da descarbonização pelos participantes do evento, por meio da compensação da emissão por meio de compras de crédito de carbono, realizando a transição para fontes de energia renovável e da adoção de práticas mais eficientes e sustentáveis.

Com isso, pretende-se sensibilizar o público a fazer o download do aplicativo Acre Net Zero, disponível nos sistemas Android (Play Store) e iOS (Apple Store), e realizar procedimentos simples e rápidos, dando início a um processo de redução e eliminação da emissão de GEE, sobretudo do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, em benefício do meio ambiente e mitigando mudanças climáticas.

“É um aplicativo oficial do Estado do Acre, que facilita a jornada de descarbonização durante uma viagem, realização de evento ou no cotidiano, permitindo conhecer a quantidade de gases de efeito estufa emitidos e como o usuário pode optar por zerar as emissões e, principalmente, reverter recursos para a natureza e comunidades que preservam o bioma”, explica o gerente do Projeto de Carbono da CDSA, Victor Hugo Rondon.

A ideia, segundo Rondon, é fazer com que os visitantes façam esse cálculo desde a ponte aérea até os translados no estado e na sua estadia, calculando o quanto emitiram de gás carbônico e fazendo a devida compensação.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com foco na segurança dos pedestres, governo realiza reforço estrutural na Passarela Joaquim Macedo

Marcio Nunes

Saúde Itinerante reforça presença do Estado em Feijó e Tarauacá

Marcio Nunes

Em noite dedicada às crianças, parque infantil e estande dos animais ficam lotados na Expoacre Juruá

Raimundo Souza

Festival Atsa Puyanawa exalta cultura, espiritualidade e resistência indígena em Mâncio Lima

Raimundo Souza

Corpo de Bombeiros presta assistência às vítimas da cheia em Brasileia e Epitaciolândia, Rio Acre segue vazando na região

Jamile Romano

Deracre realiza operação tapa-buraco no bairro Montanhês, em Rio Branco

Raimundo Souza