26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre inicia estratégia para vacinar jovens de 15 a 19 anos contra o HPV e quer imunizar 31,2 mil jovens

Publicado em 07/03/2025

O Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI) está colocando em prática as ações que têm o objetivo de vacinar 31,2 mil jovens ainda sem a proteção contra o HPV. O Ministério da Saúde (MS) lançou estratégia, no final de fevereiro, para avançar na proteção desse público.

O foco, de acordo com o MS, será em 121 municípios brasileiros com as maiores taxas de não vacinação, que somam um total de 2,95 milhões de adolescentes em todo o Brasil. A meta é imunizar ao menos 90% desse público-alvo.

Em Rio Branco, uma das cidades selecionadas, a intenção é alcançar 31,2 mil jovens, o que equivale a 40% do público não vacinado, estimado em 78.689.

A implementação deve ser gradativa, com alcance total de todos os municípios ao final da estratégia. Estão previstas ações de microplanejamento que envolvem a mobilização de estados e municípios para vacinar adolescentes em pontos estratégicos como escolas, faculdades e salas de vacinação.

Os municípios deverão elaborar seus próprios planos de ação, com base nos dados locais, para garantir que a vacina chegue até os adolescentes que perderam a oportunidade de serem imunizados anteriormente.

Conscientização

A coordenadora estadual de Imunizações, Renata Quiles, destacou que a resistência muitas vezes está ligada ao fato de os pais não quererem falar sobre o assunto.

“A vacina contra o HPV tem como objetivo prevenir a infecção por um vírus perigoso, que é o papilomavírus, microorganismo que está intimamente relacionado aos casos de câncer de colo de útero, pênis, vagina, vulva e orofaringe. Justamente por falarmos tanto sobre as questões íntimas, relacionadas a órgãos genitais, existe uma resistência em aderir a essa vacina”, explica.

O público-alvo dessa imunização não foi escolhido à toa. A dose deve ser dada na infância e adolescência para que, quando o jovem iniciar a vida sexual, já tenha se prevenido, dando chances de o organismo produzir os anticorpos necessários para sua proteção.

“A vacina HPV, justamente por questões religiosas, tradições e desinformações divulgadas sobre ela, é uma vacina muito estudada, avaliada e monitorada, tendo sua qualidade e segurança reforçadas todos os anos. É segura, necessária e todos nós devemos ter a oportunidade de ter acesso a ela. Para os adolescentes, o SUS garante de forma gratuita, e para os adultos pode se encontrar nas clínicas privadas de vacinação e, em alguns casos especiais, no Crie [Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais]”, reforça a coordenadora.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco prepara Ceasa para a tradicional Feira do Peixe

Marcio Nunes

Em Brasília, vice-governadora representa governo do Estado em apresentação do Fundo Brasil-ONU

Jamile Romano

Petecão propõe benefício financeiro mensal para garantir renda aos pequenos produtores situados na floresta amazônica

Jamile Romano

Governo do Acre inaugura nova sede do Procon com marco em sustentabilidade e eficiência no atendimento ao consumidor

Jamile Romano

Acre está entre os três estados com maior participação de concluintes da região Norte no Enem 2025

Jamile Romano

O humorista e criador de conteúdo Rafael Barbosa nadando em rua alagada; veja o vídeo

Raimundo Souza