Atualizada em 11/06/2024 10:09
Em pouco mais de uma semana, mais de 400 municípios gaúchos tiveram bairros inteiros engolidos por uma chuva incessante. A tragédia provocou muita dor, mas também gerou imensa mobilização. Todo o país se uniu em uma força solidária para levar assistência ao estado e o Acre não foi diferente.
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), enviou dois profissionais para integrar a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos servidores foi no dia 26 de maio e o outro no dia 7 de junho. Desde o início da situação emergencial, 364 profissionais — médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e assistentes sociais, entre outros — de 24 estados da federação e do Distrito Federal foram enviados pelo Ministério da Saúde (MS) ao estado gaúcho para atender vítimas das enchentes. Os enfermeiros acreanos Ramon Eleamen e Ualison Oliveira Pontes estão entre os profissionais destacados para a missão.
“O envio de nossos profissionais ao Rio Grande do Sul é um gesto de solidariedade e compromisso com a vida. Estamos orgulhosos de poder contribuir com a experiência e dedicação dos enfermeiros Ramon Eleamen e Ualison Oliveira Pontes, que levam esperança e assistência aos que mais precisam neste momento de grande sofrimento”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal.
Natural de Tarauacá e servidor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2° Distrito de Rio Branco, Ramon já trabalhou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Apesar de ser sua primeira operação em situação de catástrofe, possui experiência em operações humanitárias, tendo atuado em Roraima no ano passado.
[Agência de Notícias do Acre]