Publicado em 16/12/2025
O setor de serviços registrou crescimento de 10% em outubro, na comparação com setembro, com alta de 3,4% no acumulado do ano. No levantamento nacional, o Acre aparece como o estado com a maior variação do mês, resultado que reflete os incentivos adotados e a intensa movimentação econômica em curso no estado.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada na última sexta-feira,19, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanípal Barbary de Mesquita, avaliou o desempenho dos indicadores dos incentivos fiscais concedidos tanto pelo governo do Estado às indústrias exportadoras quanto dos investimentos realizados pelas empresas, especialmente do setor de proteína animal, para ampliar sua capacidade produtiva.

“A cada ano, as empresas expandem seu potencial e, consequentemente, as exportações aumentam e os negócios também”, afirmou.
A PMS é um levantamento estatístico que acompanha o desempenho do setor de serviços no Brasil, com foco em empresas formais que possuem 20 ou mais funcionários. Excluindo áreas como saúde, educação e serviços financeiros. A pesquisa monitora segmentos como transporte, tecnologia da informação, turismo, serviços prestados às famílias e comunicação.
Em setembro, acompanhando essa tendência e com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico em todo o estado, o governador Gladson Camelí assinou o termo de cooperação técnica e financeira que estabelece parceria com a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a implantação do programa Cidade Empreendedora nos 22 municípios acreanos, um fomento que deve impactar ainda mais na alta desses índices futuramente.
Por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), o governo busca fortalecer a gestão pública municipal e fomentar o desenvolvimento econômico sustentável, com ações estratégicas voltadas à capacitação técnica das prefeituras, ao incentivo ao empreendedorismo local e à modernização dos instrumentos de planejamento e desenvolvimento urbano e institucional.

O programa será executado com iniciativas de consultoria, capacitação, eventos, missões e outras ações voltadas à dinamização da economia local, por meio da promoção do empreendedorismo e da melhoria do ambiente de negócios.
Durante o encontro, Camelí relembrou projetos e ações do governo voltados à melhoria da realidade social da população.
“Como sempre digo, nosso compromisso é cuidar das pessoas. E poder contribuir com a implantação de um projeto que vai impulsionar a economia local e, consequentemente, melhorar a renda e a qualidade de vida da população, me deixa muito feliz. Não posso deixar de agradecer ao Sebrae e à Aleac por essa e outras parcerias, que vêm mudando cada vez mais a vida dos acreanos”, afirmou ao assinar a parceria.

