24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Ações da prefeitura resultam na diminuição de internações ocasionadas pela síndrome respiratória

Com o fortalecimento das ações na área da saúde, a Prefeitura de Rio Branco tem alcançado resultados satisfatórios, sobretudo no que se refere à síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A disponibilização de quatro Unidades de Referência em Atenção Primária (URAP’s) para atendimento da população durante os sábados e feriados é uma dessa ações.

Apesar do atendimento estendido apresentar um número crescente nas notificações, a população está recebendo um diagnóstico precoce e com tratamento adequado tem evitado atingir a forma mais severa da doença, implicando diretamente na diminuição do número de internações.

“Foi uma determinação do prefeito para que estendêssemos os atendimentos nas URAP’s e hoje estamos atendendo todos os sábados em quatro Unidades, além dos feriados, isso fez com que a população procurasse atendimento, o que possibilita iniciarmos o tratamento imediatamente, no caso das doenças respiratórias, refletindo em uma assistência de maior qualidade e na diminuição dos casos graves e de internações”, explicou Socorro Martins, diretora de Vigilância em Saúde de Rio Branco.

A diminuição dos casos de internações foi confirmada por meio dos dados contidos na nova edição do Boletim InfoGripe, que foi divulgado na quinta-feira (2), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As informações são referentes a Semana Epidemiológica 17, no período de 21 a 27 de abril.

“Rio Branco não aparece entre as capitais que tiveram aumento no índice de internações pela SRAG, conforme os dados do InfoGripe. O diagnóstico precoce reflete até mesmo na queda da procura por hospitais e UPAs. Esse é um trabalho muito importante. Uma atenção básica eficiente reflete em toda a cadeia da assistência em saúde”, complementou a diretora.

Socorro Martins reforçou ainda sobre a importância da imunização da população, que pode estar procurando as URAPs, Roney Meireles (Adalberto Sena), São Francisco (São Francisco), Cláudia Vitorino (Taquari) e Augusto Hidalgo de Lima (Palheiral), para a atualização vacinal.

“Ainda estamos com a vacinação para a covid-19 e outras vacinas. Quem precisar atualizar a carteira de vacinação, pode procurar, durante a semana, qualquer unidade de saúde do município e aos sábados e feriados em uma das URAPs”, finalizou Martins.

Está previsto para novembro uma nova etapa para a vacinação contra a Influenza (H1N1).

 

[Assessoria PMRB]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre recebe delegação da Unesco para visita técnica de alinhamento do Programa de Resiliência Socioambiental

Raimundo Souza

Petecão agradece ministro Wellington Dias pela liberação de R$ 960 mil para Assis Brasil e discute medidas contra a seca no Acre

Marcio Nunes

“O X da Questão” de domingo, 7, analisou a Independência, o Movimento Pró-Anistia e o Impacto Social do Judô

Raimundo Souza

Aldeia Puyanawa celebra o Dia dos Povos Indígenas mostrando a sua cultura ancestral

Raimundo Souza

Com foco na segurança dos pedestres, governo realiza reforço estrutural na Passarela Joaquim Macedo

Marcio Nunes

Governo do Acre amplia treinamentos e reforça o cuidado especializado em infarto e AVC

Redacao