26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Ações da prefeitura resultam na diminuição de internações ocasionadas pela síndrome respiratória

Publicado em 06/05/2024

Com o fortalecimento das ações na área da saúde, a Prefeitura de Rio Branco tem alcançado resultados satisfatórios, sobretudo no que se refere à síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A disponibilização de quatro Unidades de Referência em Atenção Primária (URAP’s) para atendimento da população durante os sábados e feriados é uma dessa ações.

Apesar do atendimento estendido apresentar um número crescente nas notificações, a população está recebendo um diagnóstico precoce e com tratamento adequado tem evitado atingir a forma mais severa da doença, implicando diretamente na diminuição do número de internações.

“Foi uma determinação do prefeito para que estendêssemos os atendimentos nas URAP’s e hoje estamos atendendo todos os sábados em quatro Unidades, além dos feriados, isso fez com que a população procurasse atendimento, o que possibilita iniciarmos o tratamento imediatamente, no caso das doenças respiratórias, refletindo em uma assistência de maior qualidade e na diminuição dos casos graves e de internações”, explicou Socorro Martins, diretora de Vigilância em Saúde de Rio Branco.

A diminuição dos casos de internações foi confirmada por meio dos dados contidos na nova edição do Boletim InfoGripe, que foi divulgado na quinta-feira (2), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As informações são referentes a Semana Epidemiológica 17, no período de 21 a 27 de abril.

“Rio Branco não aparece entre as capitais que tiveram aumento no índice de internações pela SRAG, conforme os dados do InfoGripe. O diagnóstico precoce reflete até mesmo na queda da procura por hospitais e UPAs. Esse é um trabalho muito importante. Uma atenção básica eficiente reflete em toda a cadeia da assistência em saúde”, complementou a diretora.

Socorro Martins reforçou ainda sobre a importância da imunização da população, que pode estar procurando as URAPs, Roney Meireles (Adalberto Sena), São Francisco (São Francisco), Cláudia Vitorino (Taquari) e Augusto Hidalgo de Lima (Palheiral), para a atualização vacinal.

“Ainda estamos com a vacinação para a covid-19 e outras vacinas. Quem precisar atualizar a carteira de vacinação, pode procurar, durante a semana, qualquer unidade de saúde do município e aos sábados e feriados em uma das URAPs”, finalizou Martins.

Está previsto para novembro uma nova etapa para a vacinação contra a Influenza (H1N1).

 

[Assessoria PMRB]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre intensifica atuação em todo o estado para acolher famílias afetadas pelas enchentes

Raimundo Souza

Acre está entre os nove estados que registraram variação positiva no volume de serviços em novembro

Jamile Romano

MPAC, MPF e MPT inspecionam comunidade terapêutica em Rio Branco

Jamile Romano

Governo participa da inauguração de novo Centro de Atendimento ao Turista em Rio Branco

Kevin Souza

Ufac oferta 406 vagas residuais para cursos de graduação na capital e no interior; confira a lista

Jamile Romano

Governo fecha ano com mais de cem frentes de serviço em todo o estado em obras executadas pelo Deracre

Raimundo Souza