23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Ação conjunta reforça fiscalização em postos de combustíveis da capital

Publicado em 27/11/2025

Nesta quinta-feira, 27, uma ação conjunta entre o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Ministério Público do Acre (MPAC), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e deu início à Operação Combustível.

Os atos fiscalizatórios ocorreram em diversas regionais da cidade de Rio Branco, especificamente em postos de combustíveis e em outros segmentos do comércio do setor, visando coibir infrações à ordem econômica e tributária.

A ação foi coordenada pela Promotoria de Justiça Especializada de Combate à Evasão Fiscal e pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira/AC), do MPAC, e contou com o apoio da Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Fazendários (Defaz).

“Trata-se de um trabalho conjunto, que ocorre em todo o país, para combater supostas evasões fiscais, crimes tributários e outros ilícitos contra a ordem econômica. Também aferimos a quantidade e a qualidade dos combustíveis que estão sendo comercializados aos consumidores”, destacou o promotor de Justiça Adenilson de Souza.

Na área da metrologia, os fiscais do Ipem fizeram a verificação das bombas de combustíveis, com testes volumétricos para conferir se o volume entregue ao consumidor está de acordo com o registrado no visor dos equipamentos.

Também foram analisados os lacres de segurança, a validade da aferição obrigatória e a integridade dos sistemas eletrônicos das bombas, garantindo a correta medição e prevenindo possíveis fraudes contra o consumidor.

“Foram verificadas sete ponteiras instaladas na extremidade da mangueira, conhecidas como bicos, e nenhuma irregularidade foi encontrada nesses instrumentos. Ou seja, com o trabalho rotineiro que nós realizamos, aliado a essa ação conjunta, observamos que as normas metrológicas estão sendo cumpridas. Porém, para manter esse resultado, os trabalhos seguem cotidianamente”, relatou o coordenador técnico do Ipem, Alexandre Martins.

Para reforçar a garantia dos direitos dos consumidores, a força-tarefa contou com a presença do Procon. O órgão assegura que aspectos como a qualidade dos produtos, a transparência nas informações e o respeito à legislação consumerista sejam rigorosamente observados durante as operações.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Conecta Rio Branco: Primeira conexão sem fio gratuita é estabelecida na Praça da Revolução, em Rio Branco

Raimundo Souza

Polícia Civil cumpre mandados de internação de adolescentes envolvidos em crimes graves em Rio Branco

Redacao

Em suas redes sociais, Gladson Cameli celebra a democracia e destaca a relevância do dia 7 de Setembro

Raimundo Souza

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos investe em ações transformadoras para a população em vulnerabilidade social em 2024

Jamile Romano

Desmatamento no Acre ultrapassa 7 mil km² e coloca estado entre os mais críticos da Amazônia

Jamile Romano

O X da Questão de domingo, 30: Análise da Gestão do MP/AC e o Balanço de Obras da Prefeitura de Rio Branco

Raimundo Souza