22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

A primeira grande geada de 2025 deve ocorrer no estado Acre entre o final de maio e o começo de junho

Publicado em 24/05/2025

Imagem: reprodução – INMET *com informação – Alto Acre

A primeira grande geada de 2025 deve atingir o Acre entre o final de maio e o começo de junho. De acordo com previsões meteorológicas, uma forte massa de ar frio de origem polar está se dirigindo para a América do Sul, com potencial para atingir o Norte do Brasil, reduzindo as temperaturas no Acre.

Ao contrário de outras ondas de frio que diminuem sua intensidade ao atravessar o oceano, esta massa terá origem continental, progredindo por terra firme, o que intensifica o resfriamento. O fenômeno também deve atingir Rondônia e a parte sul do Amazonas.

Nas regiões do Acre, os termômetros podem indicar aproximadamente 10 °C, principalmente no interior e em regiões de altitude elevada. A diminuição abrupta da temperatura ocorrerá devido ao avanço direto do ar polar, não devido a precipitações ou excesso de nuvens.

Embora os estados do Sul do Brasil possam experimentar temperaturas negativas, a chegada do ar polar ao Acre sinaliza o começo oficial das geadas em 2025. Essas incursões de ar frio costumam modificar significativamente o clima local, resultando em manhãs frias e uma sensação térmica ainda mais baixa.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acompanha a movimentação da massa polar e deve emitir avisos nos dias vindouros. A recomendação é que os cidadãos se preparem para os dias mais frios do ano até agora.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Justiça de SP manda derrubar perfil de Marçal no Instagram; conta já caiu

Raimundo Souza

Viaduto Mamedio Bittar avança com 27 pilares prontos e início da etapa de aterro em Rio Branco

Jamile Romano

Governo e parceiros realizam Oficina de Formação de Indicadores de Educação Ambiental

Marcio Nunes

Marechal Thaumaturgo celebra mais de três décadas como referência na produção de feijão e progresso em serviços de infraestrutura, saúde e cidadania

Jamile Romano

Nova lei de Lula reforça combate ao turismo sexual no Brasil

Raimundo Souza

Editorial: ‘Bolsonaro pediu para ser preso’

Raimundo Souza