25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Sem previsão de alta, Bolsonaro tem “melhora gradativa”, diz boletim médico

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado no Hospital Vila Nova Star, na zona Sul de São Paulo, sem previsão de alta, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (13).

De acordo com o comunicado, Bolsonaro “evolui clinicamente estável, sem febre e com melhora gradativa do quadro infeccioso”.

O político está sendo tratado de um quadro de erisipela pelo cirurgião Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo e pelo cardiologista Leandro Echenique.

O ex-presidente deu entrada em uma unidade hospitalar em Manaus, no Amazonas, no último dia 5, para tratar um quadro de erisipela — doença inflamatória que atinge a pele — no membro inferior esquerdo.

Na segunda-feira passada (6), Bolsonaro foi transferido para a capital paulista, onde está internado desde então.

Além dos boletins médicos, o político tem compartilhado atualizações do seu estado de saúde nas redes sociais. Na última sexta-feira (10), o ex-presidente publicou um vídeo caminhando e fazendo exercícios na perna comprometida pela inflamação.

Entenda o que é erisipela

Erisipela é uma doença inflamatória que atinge a pele e pode afetar o tecido celular adiposo (camada de gordura da pele). É causada por uma bactéria que se propaga por vasos linfáticos e atinge, em sua maioria, os membros inferiores.

A doença é mais comum em idosos e pessoas com diabetes ou obesidade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os sintomas iniciais da inflamação podem incluir mal-estar, fadiga, calafrios, febre, náuseas e vômitos.

Junto com os sinais na pele, o paciente pode sentir também dor, aumento da temperatura no local afetado, vermelhidão e inchaço no membro infectado.

Casos mais graves da infecção podem envolver bolhas e feridas de necrose e, inclusive, causar infecção generalizada com risco de morte.

[CNN]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Moraes concede prisão domiciliar a condenado do 8/1 com câncer

Raimundo Souza

Senado decreta luto oficial após acidente aéreo em Vinhedo

Raimundo Souza

Maioria do STF vota para condenar Débora Rodrigues a 14 anos de prisão

Marcio Nunes

Enem: pelo menos 5 milhões se inscreveram para a edição de 2024

Jamile Romano

O primeiro pronunciamento de Samir Xaud como presidente da CBF

Raimundo Souza

Testemunhas denunciam execuções e torturas no Rio: “carnificina”

Raimundo Souza