23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Quem é Nelson Barbudo, suplente que deve assumir cadeira da deputada Amália Barros

Publicado em 13/05/2024

Após a morte da deputada federal Amália Barros (PL-MT), o ex-deputado Nelson Ned Previdente, conhecido como Nelson Barbudo (PL-MT), deverá assumir sua cadeira na Câmara.
Barbudo recebeu 53.285 votos nas eleições de 2022 e ficou como primeiro suplente do partido de Jair Bolsonaro em Mato Grosso. Na época, ele tentava a reeleição, após ter conquistado uma vaga na Câmara, em 2018, pelo antigo PSL, ao receber 126.249 votos.
Antes de ser deputado, Nelson Barbudo foi eleito vereador de Alto Taquari (MT) em 2004, pelo antigo PFL.
Atuação na Câmara dos Deputados
Oriundo do setor agropecuário, sua passagem pela Câmara dos Deputados foi marcada pela atuação em comissões ligadas ao agronegócio e ao meio ambiente.
Em 2021, entregou um relatório favorável a um polêmico projeto de lei que propunha a legalização da caça esportiva no Brasil. Segundo o texto, um dos objetivos era auxiliar “no controle populacional de espécies”.

Outro projeto de autoria de Barbudo que ganhou repercussão tratava da determinação que apenas produtos de origem animal poderiam ter a palavra “carne”, ou similares, em suas embalagens.
Ambos os projetos estão parados na pauta da Casa Legislativa.
Nas redes sociais, o ex-deputado frequentemente compartilha publicações críticas a figuras de esquerda, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na postagem mais recente de seu Instagram, Barbudo questiona valores destinados para a Lei Rouanet — amplamente criticada pela direita. “É o governo do amor acabando com nosso Brasil”, escreveu na legenda.

 

[Folha Uol]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Samir Bestene lamenta falta de ajuda do governo federal durante a alagação no Estado

Jamile Romano

Pacote fiscal deve ser anunciado após nova reunião entre Lula e Haddad

Jamile Romano

Lula pede a Petecão que se mantenha firme e não apoie impeachment de Moraes

Kevin Souza

Defesa de Bolsonaro volta a pedir devolução de passaporte

Jamile Romano

Lula só é superado em 1º turno por Bolsonaro, diz Paraná Pesquisas

Marcio Nunes

Quaest: 56% dos brasileiros não querem Lula candidato à reeleição em 2026

Kevin Souza