23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre apresenta pautas prioritárias para integração com Pacífico em seminário da Promperu

Atualizada em 08/05/2024 10:21

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), participa, em Porto Velho (RO), do Encontro de Negócios Peru-Brasil, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores e Turismo do governo peruano, por meio da Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e Turismo, a Promperu. O evento foi aberto nesta terça-feira, 7, com visitas, na parte da manhã, ao porto graneleiro de Porto Velho e à sede do governo de Rondônia, com a participação da Federação Nacional de Comércio (Fecomercio) e a Federação da Indústria de Rondônia.

À tarde, na sede do Sindicato do Comércio Atacadista de Rondônia (Singaro), foi realizado o seminário Oportunidades Comerciais entre os Estados Fronteiriços do Peru e Brasil, aberto pelo embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, que, ao dar boas-vindas aos presentes, reafirmou os interesses entre os países andinos pelo fortalecimento das exportações e das importações. Julio Gasparelo, presidente do Singaro, falou em nome dos empresários da Região Norte.

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, a convite da Promperu, abriu as palestras com o painel Ações Empresariais no Acre para o Impulsionamento do Corredor Interoceânico, defendendo uma nova visão do estado do Acre, “que sempre foi visto como fim de rota”, abordando as oportunidades existentes nas cidades fronteiriças, conexões e modais de transportes que ligam o Atlântico ao Pacífico.

“Temos, em um raio de 750 km, milhões de consumidores. O mundo avança para as relações entre Ásia e o Pacífico, e a produção brasileira avança para estados do Centro-Oestre e do Norte. Nesse contexto, Rondônia, Acre e Mato Grosso têm se destacado de forma crescente. Nos unimos com apoio das assembleias legislativas, associações e federações, na promoção de nossas rotas e do portfólio de produtos, buscando fortalecer o comércio exterior”, analisou Mesquita.

A diretora-geral do Escritório de Comércio do Peru no Brasil (Promperu Brasil), Silvia Seperack, palestrou sobre as oportunidades comerciais com o Peru, apresentando os resultados da balança comercial peruana e o estudo de viabilidade econômica do corredor interoceânico.

Ainda na tarde desta terça-feira, o diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia, Fernando César Ramos, falou sobre o porto de Porto Velho e a expansão comercial binacional pela rota Pacífico. A programação segue nesta quarta-feira, 8, com a realização de um workshop sobre logística no Hotel Golden Plaza. Na quinta-feira, 9, empresários peruanos realizam visitas a empresas em Porto Velho.

A deputada estadual Antônia Sales representou a Assembleia Legislativa do Acre no evento. E voltou a defender a saída para o Pacífico pela BR-364, via Mâncio Lima, rota que liga o Acre aos portos do Pacífico via Pucallpa. Participaram da agenda, ainda, o diretor de Indústria da Seict, Albert Azenha, o diretor de Assuntos Aduaneiros da ZPE, Marcos Morais, e o representante da Câmara Técnica de Comércio Exterior, empresário Alejandro Salinas.

 

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Bocalom acompanha chegada das primeiras vigas para elevado da Dias Martins

Marcio Nunes

Governador entrega cestas básicas para famílias atingidas pela alagação em Tarauacá

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco leva serviços públicos às comunidades em Ação Social Itinerante

Jamile Romano

Governo do estado emite nota sobre operação da PF na Secretaria de Habitação do Acre

Marcio Nunes

Acreprevidência alerta aposentados e pensionistas sobre Golpe dos Precatórios

Marcio Nunes

Exposição ‘Entre Fronteiras’ traz obras do artista David Cesar Pequeno ao público acreano

Marcio Nunes