22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Com professores e técnicos em greve, alunos reivindicam abertura do restaurante universitário e auxílios

Publicado em 03/05/2024

Com professores e técnicos-administrativos em greve na Universidade Federal do Acre (Ufac), alunos de diversos cursos de Rio Branco protestaram em frente à reitoria cobrando o funcionamento do Restaurante Universitário (RU) e auxílios durante a suspensão das atividades.
Os acadêmicos reivindicaram a permanência do pagamento de bolsas de assistência, como auxílio moradia, creche, pró-estudo, passe livre, entre outros, que deixaram ser pagos por conta do cortes no orçamento da universidade
“Reivindicamos direitos básicos que são negados diariamente, como bolsas e auxílios que foram conquistados por nós estudantes. Então, queremos o retorno desses recursos que foram boicoitados pelo estado. A universidade sofreu boicoite, tiraram recursos e dificulta nossa permanência. Se não reivindicarmos essas bolsas agora, lá para o final do ano, quando tivermos concluindo o semestre, não teremos recurso porque foram congelados”, destacou o estudante de história Cássio Oliveira.O protesto ocorreu nesta quinta-feira (2), mesmo dia em que iniciou a greve dos professores. A categoria reivindica reestruturação de carreira, recomposição salarial e orçamentária e revogação de normas aprovadas nos governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).Em nota, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) disse que fechamento do RU tem como objetivo evitar o desperdício de alimentos, já que com a greve dos professores o fluxo de alunos deve diminuir na universidade.

No entando, durante a greve todos os alunos que já fazem parte das bolsas ofertadas pela Proaes irão receber o auxílio alimentação emergencial, que todas as bolsas serão renovadas por 30 dias e reavaliadas para novas prorrogações. O valor do auxílio emergencial é de R$ 250.

O pró-reitor em exercício, Carlos Moraes, disse que a universidade apoia o movimento dos técnicos e dos professores, contudo, é necessário redimensionar os serviços emergenciais para continuar em funcionamento.

Ele acrescentou que as bolsas assistência são suspensas quando não há atividade acadêmica, contudo, confirmou a prorrogação para não deixar os alunos desamparados durante a greve. “Não sabemos quanto tempo teremos de greve, mas sabemos que há muitos alunos vulneráveis, inclusive alunos que recebem a bolsa e pagam aluguél de um quarto em Rio Branco. O aluno do interior que vem estudar aqui tem custos e fica mais vulnerável, mas garantimos essas bolsas para eles”, concluiu.

Nota na íntegra da Ufac:
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) esclarece que o fechamento do Restaurante Universitário (RU) tem como objetivo evitar o desperdício de alimentos, posto que, com a deflagração da greve dos professores, ainda não é possível dimensionar o quantitativo de refeições diárias.No entanto, durante o período de greve todos os alunos assistidos pela Proaes vão receber Auxílio Alimentação Emergencial e todas as bolsas da Proaesserão renovadas por 30 dias e reavaliada para novas prorrogações, a depender da continuidade do movimento grevista e da possibilidade de publicação dos novos editais da Proaes.

Outras medidas de apoio aos estudantes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, serão avaliadas sempre em diálogo permanente com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) que, em comum acordo com a Administração, em reunião realizada na manhã da última sexta-feira, 26 de abril, decidiu pela continuidade das tratativas com os comandos de greve de TAEs e Docentes para que novos editais sejam publicados.

A Ufac entende que este é um momento de lutas por direitos e reafirma a todos e todas que manterá o compromisso com a democracia e com as garantias básicas para uma educação de qualidade.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Mais de 125 mil famílias do Acre recebem Bolsa Família a partir desta segunda

Kevin Souza

IRPF 2024: mais de 700 devem receber lote residual no AC; consulta abre nesta quinta-feira (24)

Jamile Romano

Procuradoria-Geral do Estado recebe presidente da Associação Nacional dos Procuradores para palestra sobre democracia e conduta de agentes públicos nas eleições

Redacao

Educação de Jovens e Adultos muda a vida e a história de estudantes acreanos

Marcio Nunes

Em Tarauacá, Deracre conclui obra de asfaltamento da Avenida Avelino Leal

Redacao

Saerb anuncia redução no abastecimento da ETA II para manutenção de equipamento

Marcio Nunes