24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Política

Lula é multado em R$ 250 mil pelo TSE por impulsionar vídeo contra Bolsonaro

O presidente Lula (PT) foi condenado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a pagar uma multa de R$ 250 mil por impulsionar propaganda eleitoral negativa contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante as eleições de 2022.

A Coligação Brasil da Esperança, formada por dez siglas que apoiavam a candidatura de Lula, também foi condenada. A ação foi ajuizada por Bolsonaro e pela Coligação Pelo Bem do Brasil, com PL, Republicanos PP.

O vídeo postado pela coligação de Lula chamava Bolsonaro de “incompetente”, “mentiroso” e “desumano”. Segundo o TSE, o impulsionamento de propaganda eleitoral negativa na internet é vedado.

A decisão foi proferida por unanimidade na sexta-feira (26). Todos os ministros acompanharam o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia.

Ela ressaltou que a publicação não promovia o petista. “Diferente disso, o vídeo publicado no YouTube, por meio de impulsionamento, veicula conteúdo negativo, divulgando mensagem que, independente de sua veracidade ou não, certamente não é benéfica ao candidato à reeleição”.O UOL tenta contato com a assessoria de comunicação do presidente. Se houver resposta, o texto será atualizado.

 

[Folha Uol]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lula sanciona lei que criminaliza bullying e agrava pena para ataques em escolas

Jamile Romano

Pesquisa Real Time/TV Gazeta: Alan Rick lidera corrida pelo governo do Acre em 2026 com 35%

Kevin Souza

AGU quer apuração de movimentações financeiras antes do tarifaço

Raimundo Souza

“Se você for ao Acre, vai enfrentar o crime organizado”, diz Lula ao citar violência no Brasil

Jamile Romano

Michelle Bolsonaro desponta como maior herdeira política do marido e mira Senado

Raimundo Souza

Lula defende ‘jornadas de trabalho mais equilibradas’ em G20 Social

Raimundo Souza