29.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo do Acre revoga e exclui nomeações de professores aprovados em concurso da Educação

Publicado em 20/02/2026

O governo do Acre publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (20), dois decretos que alteram nomeações de candidatos aprovados no concurso público da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre. As medidas foram assinadas pelo governador Gladson Cameli (Progressistas).

Os atos constam nos Decretos nº 12.555-P e nº 12.556-P, ambos datados de 19 de fevereiro de 2026, e atingem professores nomeados em dezembro de 2025.

O Decreto nº 12.555-P determina a exclusão de candidatos que haviam sido nomeados por meio do Decreto nº 12.062-P, de 23 de dezembro de 2025, para o cargo de professor P2 nas disciplinas de Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática. A decisão considera pedidos de reclassificação apresentados pelos próprios candidatos em processos administrativos registrados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

As exclusões envolvem nomeações para atuação em Rio Branco (zona urbana), Cruzeiro do Sul (zona urbana), Epitaciolândia (zona urbana) e Tarauacá (zona rural). Com a medida, os candidatos deixam de constar no ato anterior, possibilitando novo enquadramento na lista de classificação ou a convocação de outros aprovados, conforme previsto no edital.

Já o Decreto nº 12.556-P torna sem efeito nomeações de candidatos que não tomaram posse dentro do prazo legal ou que não atenderam a todas as exigências para investidura no cargo. Entre as vagas afetadas estão cargos de professor P2 nas áreas de Língua Espanhola, Língua Inglesa, Matemática e História, nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Plácido de Castro, tanto em zonas urbanas quanto rurais.

Segundo o governo, a medida está fundamentada na Lei Complementar nº 39/1993 e foi adotada após a constatação de que parte dos nomeados não concluiu o processo de ingresso no serviço público dentro do prazo estabelecido.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Entre o Gabinete e a Arquibancada: Futuro PGJ do Acre Viraliza em Entrevista à Vasco TV

Raimundo Souza

Forró do Senadinho passa a integrar o patrimônio cultural imaterial do Acre

Kevin Souza

Militares apontam lacunas na ligação entre tentativa de golpe e ataques no 8 de janeiro

Raimundo Souza

Comarca de Rodrigues Alves condena réu a 12 anos de prisão por estupro de vulnerável

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco libera R$ 1,1 milhão para reforçar ações da Defesa Civil

Kevin Souza

Imac realiza mutirão para análise de áreas consolidadas das propriedades que solicitaram a declaração ambiental

Raimundo Souza