25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 17 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Desfile do bloco Unidos do Fuxico marca a quarta noite do Carnaval da Prefeitura de Rio Branco

Publicado em 17/02/2026

Abrindo a programação da noite de Carnaval, o bloco Unidos do Fuxico levou para a avenida o enredo sobre a ayahuasca e a origem do Santo Daime em seu desfile

A quarta noite do Carnaval promovido pela Prefeitura de Rio Branco foi marcada por emoção, tradição e resistência à chuva. O evento aconteceu nesta segunda-feira (16), na Praça da Revolução, reunindo centenas de pessoas que prestigiaram o início dos desfiles dos blocos carnavalescos.

Desfile dos Blocos
Desfile dos Blocos reuniu centenas de pessoas. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Abrindo a programação da noite, o bloco Unidos do Fuxico levou para a avenida o enredo sobre a ayahuasca e a origem do Santo Daime, destacando a valorização das raízes culturais e dos povos originários da Amazônia. Mesmo sob chuva, cerca de 350 a 400 integrantes participaram do desfile, resultado de meses de pesquisa e preparação.

Foto do m estre sala e a porta bandeiras do Bloco Unidos do Fuxico
O bloco Unidos do Fuxico levou para a avenida o enredo sobre a ayahuasca e a origem do Santo Daime. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O presidente do bloco, Arysson Fernandes, destacou o trabalho desenvolvido ao longo do ano e o apoio recebido do poder público municipal. Segundo ele, o investimento na valorização dos blocos permitiu que a agremiação apresentasse, na avenida, um espetáculo construído coletivamente pela comunidade.

Foto de Arysson Fernandes
Presidente do bloco carnavalesco Unidos do Fuxico, Arysson Fernandes. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Nós vamos trazer a questão da ayahuasca, a origem do Santo Daime, e estamos levando para a avenida um pouco do trabalho que foi criado desde que finalizou o carnaval do ano passado. Houve pesquisa, conversamos com pessoas da religião e com povos originários, que são a raiz dessa questão. É uma produção de vários meses. Graças à parceria da Prefeitura de Rio Branco e ao investimento nos blocos, hoje esse trabalho está sendo exposto aqui na avenida. Vamos sair com, basicamente, 350 a 400 pessoas”, afirmou.

A noite contou com a presença do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado da primeira-dama Kelen Bocalom e do vice-prefeito Alysson Bestene. O prefeito destacou que, apesar da chuva — característica do inverno amazônico —, a organização, a segurança e o ambiente familiar da festa foram mantidos. Ele reforçou que o Carnaval da Prefeitura tem sido marcado pela tranquilidade e pela participação ordeira da população, com apoio das forças de segurança.

Foto do Prefeito Tião Bocalom, acompanhado do vice-prefeito Alysson Bestene e do diretor presidente da FGB, Klowsbey Pereira
O prefeito reforçou que o Carnaval da Prefeitura tem sido marcado pela tranquilidade e pela participação ordeira da população, com apoio das forças de segurança. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Estamos aqui na Amazônia e, nesta época, é chuva mesmo. Mas estou feliz porque a organização está muito boa, a segurança está muito boa. Quem está vindo aqui está feliz, traz suas famílias, suas crianças, seus idosos, seus cadeirantes. Todo mundo participa numa boa e volta para casa em paz. Aproveito para convidar para o encerramento do carnaval aqui na praça. Nesta terça-feira, a partir das 15 horas, começa o carnaval das crianças, dos idosos e dos cadeirantes, que vai até as 18h ou 18h30. Em seguida, entram os blocos”, declarou.

Foto de Alysson Bestene e Tião Bocalom
O vice-prefeito Alysson Bestene também ressaltou o clima de confraternização e o caráter popular do evento. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O vice-prefeito Alysson Bestene também ressaltou o clima de confraternização e o caráter popular do evento. “As famílias têm prestigiado. É um carnaval feito com muito amor e carinho pela Prefeitura de Rio Branco. Já é uma marca da gestão todo esse cuidado, principalmente neste momento de festividade. Infelizmente, por conta da chuva, hoje tivemos apenas um bloco desfilando. Os outros dois ficaram para amanhã. Convidamos a população a continuar nessa festa, na última noite, com o encerramento e os dois blocos”, evidenciou.

Desfiles adiados para esta terça-feira

Por conta das condições climáticas, os blocos Sambase e 6 é D+ não conseguiram desfilar e tiveram suas apresentações adiadas para esta terça-feira, a partir das 18h30, na Avenida Getúlio Vargas.

O diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Klowsbey Viegas Pereira, explicou que a decisão foi tomada em comum acordo para não prejudicar as agremiações.

Foto de Lowsbey Pereira
O diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Klowsbey Viegas Pereira, explicou o adiamento dos desfiles. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Tivemos um acordo para não prejudicar o desfile dos blocos, como aconteceu no ano passado por causa da chuva. O Unidos do Fuxico conseguiu fazer o desfile completo, mas a chuva voltou. Então, para não prejudicar os outros dois blocos, a apresentação foi adiada para o dia seguinte, no mesmo horário”, frisou.

A Prefeitura reforça o convite para que a população participe do encerramento do Carnaval na Praça da Revolução, celebrando a cultura, a alegria e a paz que marcam a festa em Rio Branco.

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Banca organizadora divulga locais de prova do concurso público do Detran

Marcio Nunes

Governo divulga resultado preliminar do Curso de Formação para Agente de Polícia Penal

Jamile Romano

Candidata a vereadora de SP, Léo Áquila sofre atentado a tiros

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco participa de evento nacional sobre Governança Climática em Brasília

Marcio Nunes

Bocalom antecipa 13º e salário de dezembro; mais de R$ 80 milhões vão movimentar a economia

Kevin Souza

Quase 30 mil acreanos já declararam o Imposto de Renda 2025

Jamile Romano